O Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) tem três novos conselheiros/suplentes: o secretário da Fazenda, Carlos Martins, tendo como suplente Augusto de Oliveira Monteiro, o novo presidente da Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia), Luiz Petitinga, e o assessor especial da Secti, Jerônimo Rodrigues de Souza, suplente de Adary Oliveira.

O Conselho Curador da Fapesb é formado por 12 integrantes, representantes de universidades, centros de pesquisa, setor empresarial e administração pública. Os conselheiros têm o papel de orientar e decidir as prioridades da política científica do Estado. Além disso, são responsáveis por aprovar a programação anual de atividades da Fapesb, os critérios que orientam a concessão de apoio técnico e financeiro, as propostas orçamentárias, a solicitação de créditos adicionais e a celebração de contratos.

Os candidatos são nomeados em listas tríplices elaboradas a partir de uma consulta pública, realizada pelo secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação junto aos dirigentes dos principais centros de ensino superior, pesquisa científica e tecnológica. A atual composição atuará até 2008.

A posse foi na reunião ordinária do Conselho, terça-feira passada (30), quando também foram aprovadas as atas da Reunião Ordinária anterior e da Reunião Extraordinária realizada no dia 8 de janeiro, além da prestação de contas do ano de 2006.