A Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), em Ilhéus (BA), foi uma das escolhidas pelo Consejo Iberoamericano en Honor a la Calidad Educativa (CIHCE) para receber o Prêmio Ibero-americano a La Excelência Educativa 2007. O Comitê de Avaliação do CIHCE premia instituições e profissionais líderes da educação ibero-americana que impulsionam valores éticos e humanos para a formação de cidadãos que se evidenciam em suas respectivas especialidades.

Na avaliação do reitor Antonio Joaquim Bastos da Silva, o prêmio é o resultado do esforço de toda a comunidade acadêmica para que a Uesc esteja a cada dia mais comprometida com a formação da cidadania, com uma pós-graduação desenvolvida com vistas a uma instituição cada vez mais competente para interferir no processo social, buscando meios para a preservação dos recursos naturais. O exemplo disso são as pesquisas sobre o biocombustível, bastante avançadas e trabalhos relacionados à área das ciências biológicas.

A Uesc  também foi convidada a participar da III Cumbre Iberoamericana: Educación Integral — Clave Del Cambio, evento organizado pelo Consejo Iberoamericano, e que será realizado nos dias 11 e 12 de setembro, também no Panamá. A quarta edição será nos dias 13 e 14 de setembro deste ano, no Panamá. Profissionais das mais diversas instituições educativas ibero-americanas são o público-alvo do prêmio.

Na cerimônia oficial, a Uesc receberá as seguintes distinções: Troféu em Honor a Excelência Educativa 2007; Título de Doctor Honoris Causa em Iberoamerica; Titulo de Master em Gestão Educativa em Iberoamerica; Condecorações de Honor.  Quanto ao III Cumbre Iberoamericana: “Educación Integral – Clave Del Cambio” é o evento acadêmico mais importante organizado pelo CIHCE e será realizado  nos salões de convenções  do Hotel El Panamá.

O Conselho Ibero-americano de Qualidade em Ensino tem como patrocinadores a Cátedra Unesco – Educação para a Paz e para Compreensão Internacional, o Ministério da Educação e o Conselho Nacional de Reitores do Panamá, Universidade de Nova Iorque (USA), Associação dos Supervisores de Educação do Rio Grande do Sul – Brasil, Colégio de Doutores em Educação – Peru, Universidade Católica de Manizales – Colômbia, Universidade Tecnológica Nacional – UTN – Argentina, Associação Latino-americana de Integração (Aladi), Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) – Brasil, além de outras instituições educacionais de renome internacional.