Pequenos agricultores familiares do município de Ibotirama estão sendo contemplados com recursos de R$ 120 mil para aquisição de matrizes bovinas, formação de pastagens e de reservas estratégicas e construção de cercas. O contrato para a liberação do dinheiro foi firmado ontem (7), entre a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) e o Banco do Nordeste, por meio do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Quinze famílias da comunidade de Nova Conquista estão sendo beneficiadas, e receberam a primeira parcela no ato da contratação. Conforme o presidente da EBDA, Emerson Leal, o propósito é aumentar o número de famílias de pequenos agricultores contempladas pelo Pronaf, na região, e assim alcançar resultados positivos na geração de renda, no campo”.

Para este ano, na região de Ibotirama, existe a expectativa de novas contratações com projetos já elaborados através do Pronaf B e C. Segundo o chefe de escritório de Ibotirama, Herikson Fernando Novaes, os agricultores familiares esperam ansiosos por novas contratações. Ele afirma, ainda, que 4 mil famílias rurais são beneficiadas com projetos de custeio agrícola, através do programa.

O Pronaf é um programa de apoio ao desenvolvimento rural, a partir do fortalecimento da agricultura familiar, como segmento gerador de postos de trabalho e renda, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e executado pelo Governo do Estado e prefeituras.