Terça-feira (5) vai ser um dia de festa na Costa do Descobrimento. Vindo do México, após 13 horas de vôo, chega a Porto Seguro, por volta das 10h, o avião trazendo a Chama dos Jogos Pan-Americanos. A Tocha do Pan passa por 46 cidades brasileiras – entre as quais as 26 capitais –até chegar ao Rio de Janeiro, onde acontecem as competições de 13 a 29 de julho.

Ainda no aeroporto, o governador Jaques Wagner recebe a chama em cerimônia com a presença de atletas e outras autoridades, como o secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos. Do aeroporto, todos seguem em comboio até Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, a cerca de 20 quilômetros de Porto Seguro. No local, onde foi celebrada a primeira missa no Brasil, índios Pataxó, numa dança sagrada ritualística, desejam boa sorte na realização do Pan, antecedendo os pronunciamentos das autoridades.

Em seguida, a tocha vai ser acesa e entregue ao primeiro atleta condutor, dando início ao revezamento. A primeira parada acontece na igreja localizada no alto do Centro Histórico de Cabrália. De lá, a chama é conduzida, novamente em comboio, rumo a Barra Mares, na estrada entre Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro.

A tocha é acesa de novo e começa outro revezamento. Atletas e autoridades continuam o roteiro, passando pelo trecho da orla marítima onde fica a réplica da Nau do Descobrimento, em direção ao Centro Histórico de Porto Seguro. Este é o lugar da cerimônia de encerramento da passagem pela Costa do Descobrimento. Promover os Jogos Pan-Americanos de 2007 e divulgar a mensagem Paz e Amizade no Esporte são alguns dos objetivos do revezamento.

A chama vai ser acesa inicialmente segunda-feira (4), no Sítio Arqueológico de Teotihuacán, México. A previsão para a chegada em Salvador é o dia 9 de junho. Segundo maior evento esportivo mundial pela quantidade de atletas, o Pan reúne desportistas de 42 países. A organização das cerimônias do revezamento no Extremo-sul da Bahia mobiliza equipes do Ministério do Esporte, da Secretaria Executiva do Pan, do Governo do Estado e das prefeituras de Porto Seguro e Cabrália.