A creche do Condomínio Moradas da Lagoa, construído no bairro de Coutos para ex-moradores de rua e pessoas que viviam em áreas de risco – será reaberta no dia 29. As matrículas para os alunos novos e antigos começam na próxima segunda-feira (22) e prosseguem até quarta (24). Localizada dentro do condomínio, a unidade foi fechada no final de dezembro do ano passado. Agora, por determinação do secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Valmir Assunção, a creche será reaberta, beneficiando, além dos moradores, a comunidade do entorno.

Ontem (17), a superintendente de Inclusão e Assistência Alimentar da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Ana Torquato, visitou o condomínio e abriu a semana pedagógica. “Nossa intenção com a semana pedagógica é reciclar os monitores da unidade, qualificando ainda mais a equipe que irá receber as crianças”, explicou.

Ana Torquato falou sobre os princípios da educação básica e as metas da Sedes, entre elas a de fomentar projetos socioprodutivos e criar uma porta de saída para as famílias cadastradas no programa Bolsa-Família, do governo federal.

A superintendente aproveitou para conhecer o Condomínio Moradas da Lagoa, onde foram construídas mil unidades habitacionais, além de um centro comunitário com posto de saúde, salas para atividades artísticas e culturais (capoeira, dança, teatro) e um infocentro. Os moradores dispõem também de uma escola municipal, horta comunitária e espaços de lazer.