O papel da ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento sustentável foi discutido hoje, na cidade de Cruz das Almas, por lideranças de 58 municípios baianos. O evento, que aconteceu no auditório da Embrapa Mandioca e Fruticultura, contou com a presença do secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado, Ildes Ferreira, e reuniu representantes dos Agrupamentos Territoriais do Portal do Sertão, Recôncavo e Jiquiriçá. 

Essa foi a segunda de uma série de nove conferências territoriais sobre Desenvolvimento Sustentável com foco no papel da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), que a secretaria pretende realizar até o final do primeiro semestre de 2007. Segundo Ildes Ferreira, é de grande importância ir até o interior para ouvir as necessidades dos municípios. “Precisamos ouvir a comunidade, as lideranças políticas e sindicais para poder traçar estratégias específicas para cada região”, disse. 

No evento, representantes das prefeituras e de movimentos sociais organizados se reuniram em grupos de trabalho para levantar as prioridades locais referentes à área de CT&I. Um dos pontos de maior destaque foi relacionado à monocultura das matérias-primas do biodiesel. Sobre o assunto, o secretário de CT&I mostrou bastante preocupação.

“É preciso que os agricultores compreendam que a monocultura não é favorável. O plantio de produtos como algodão, amendoim, mamona, dendê, entres outros, deve ser uma coisa a mais na vida deles. Eles têm que continuar com a policultura. Se todo mundo resolver investir apenas na matéria-prima do biodiesel, lá na frente vai haver uma super-oferta, baixo valor dos produtos e quem não tiver outra forma de sustento pode ficar prejudicado”, frisou.

A secretaria montou uma agenda agrupando entre dois a quatro territórios por evento, para assim cobrir todo o estado. As próximas conferências passam pelas cidades de Alagoinhas, Barreiras, Itabuna, Irecê, Jequié, Juazeiro e Vitória da Conquista.