A ordem de serviço para a implantação de uma unidade avançada do serviço de atendimento a queimados do Hospital Geral do Estado (HGE), a ser instalada no Hospital Municipal Dr. Fernando Carvalho de Araújo, em Cruz das Almas, será assinada amanhã, pelo secretário da Saúde do Estado, Jorge Solla, acompanhado do médico Carlos Briglia, responsável pelo centro de tratamento de queimados do HGE. A unidade, que inicialmente prestará assistência de pequena e média complexidade, atende a uma antiga reivindicação do município e possibilitará a descentralização do atendimento às vítimas de queimaduras no HGE, onde a demanda tem aumentado muito nos últimos anos.

De acordo com o vice-presidente do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), Raul Molina, ações educativas implementadas no município de Cruz das Almas, nos últimos anos, resultaram numa redução significativa no número de atendimentos a queimados registrados na Santa Casa de Misericórdia, durante o período das festas juninas de 2004 foram 950 atendimentos; em 2005, o número caiu para 650 e, no ano passado, para 380. Mesmo assim, ainda é grande o número de vítimas de queimaduras que precisam ser transferidas para a unidade de queimados do HGE, em Salvador.

Com a inauguração da unidade avançada de atendimento a queimados, que deve acontecer no próximo mês de julho, o hospital municipal concentrará a maior parte do atendimento, não só a pacientes de Cruz das Almas, mas de toda a região do Recôncavo. “Calcula-se que 30% dos queimados que chegam ao HGE são oriundos desta região”, revela Molina, adiantando que já existe espaço físico para a unidade avançada, faltando apenas algumas adequações.

Para Carlos Briglia, a implantação da unidade avançada em Cruz das Almas resultará numa sensível redução no número de pacientes que são trazidos para o HGE, quando poderiam ser tratados em outros centros, próximos ao local da ocorrência. Este ano, para reforçar o atendimento à população de Cruz das Almas durante as festas juninas, a Sesab colocou à disposição da secretaria municipal de Saúde recursos de cerca de R$ 50 mil para material e medicamentos.