O secretário da Segurança Pública, Paulo Bezerra, o delegado-chefe da Polícia Civil, João Laranjeira, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Antônio Jorge Santana, participaram hoje (18), pela manhã, no Quartel dos Aflitos, de uma reunião de avaliação dos três primeiros dias do Carnaval 2007 em Salvador.

De acordo com dados do Centro de Documentação e Estatística Policial (Cedep), entre as 19h da quinta-feira (15) e as 7h de hoje (18),  foram registradas 903 ocorrências – a  maioria furto e lesões corporais – contra 727 no mesmo período do Carnaval de 2006.

Com relação a assalto a ônibus, 28 casos foram registrados nos últimos três dias, num decréscimo de 17,6% em comparação a igual período do ano passado, quando houve 34 registros. As estatísticas revelam ainda que o maior número de ocorrências continua sendo no circuito Barra-Ondina, com 749 registros. Até o momento, 744 pessoas foram detidas na festa, número inferior a 2006, quando foram feitas 756 detenções. A polícia prendeu 11 pessoas em flagrante por diversas modalidades de crimes, principalmente contra o patrimônio e tráfico de drogas. 

O maior problema de segurança ocorre fora do circuito, entre as 3h30 e as 5h da manhã, quando os foliões estão voltando para casa. Para garantir maior segurança a esses foliões, a PM vai reforçar o policiamento em áreas periféricas.

Após a reunião, Paulo Bezerra elogiou o comportamento e o empenho das polícias Civil e Militar, destacando a importância do uso de um helicóptero nas ações desenvolvidas durante a festa, que envolve cerca de 1,7 milhão de pessoas, segundo a Emtursa. “O reforço do helicóptero, por certo, tem resultado numa boa atuação da polícia”, disse  Bezerra.

Também participaram da reunião os diretores dos departamentos de Polícia Metropolitana, Iracema de Jesus, de Crimes Contra o Patrimônio, Arthur Gallas, de Tóxicos e Entorpecentes, Hélio Jorge, e de Polícia do Interior, João Malhado, bem como a coordenadora do Cedep, Emília Blanco. Também estiveram presentes representantes de órgãos da Prefeitura envolvidos na organização da festa, dentre eles o secretário municipal da Saúde, Luiz Eugênio Portela.