Jovens e adultos de baixa renda começaram a participar, hoje (18), dos cursos profissionalizantes oferecidos pelas Voluntárias Sociais da Bahia. As capacitações em informática básica, cabeleireiro, manicure e pedicure e corte e costura beneficiarão 80 pessoas, principalmente mulheres. A proposta das qualificações é ir além dos conhecimentos técnicos e abranger também conceitos de cidadania, ética, coletividade e relação interpessoal.

Para Mônica de Souza, 30, recepcionista de um salão de beleza no bairro do Cabula V, o curso de iniciação à informática será uma forma de aperfeiçoar o seu trabalho. Ela conta que seu chefe pretende informatizar o comércio e que com esta oportunidade desempenhará melhor a sua função. “Ele está me apoiando, inclusive me liberando no período da tarde para vir às aulas. Com o mercado um mercado tão competitivo é preciso estudar mesmo”, afirma.

Já para Marli Guedes, 51, funcionária pública de uma escola estadual em Brotas, a formação em cabeleireira a ajudará montar seu próprio negócio. A técnica administrativa explica que em breve deve se aposentar e que com o novo ofício complementará a renda familiar. “Meu objetivo é após a aposentadoria montar um salão em casa e ensinar a profissão às minhas três filhas”, diz.

As Voluntárias Sociais abrirão mais 200 vagas até o final ano. Para freqüentar as aulas, os alunos matriculados recebem auxílio transporte e alimentação. As inscrições dos cursos e material didático são gratuitos.