Reunir setores públicos, sociedade civil e pesquisadores para refletir sobre a política de desenvolvimento urbano do estado é o objetivo central do Ciclo de Conferências Desafios para a Construção da Política de Desenvolvimento Urbano da Bahia, organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). O evento acontece amanhã (8), às 14h30, no Suarez Trade (Mezanino).

Às 18h, será assinado o termo de protocolo de intenções entre governo federal, Sedur e prefeituras da Região Metropolitana para a Constituição de Consórcio Público de Transporte Ferroviário de Passageiros na Megarregião Metropolitana de Salvador.

O documento prevê a implantação e gestão do sistema que terá como eixo o modo ferroviário na rota existente entre Salvador e Alagoinhas e deverá ser chamado Trem Regional. Assinam o protocolo as prefeituras de Salvador, Simões Filho, Camaçari, Dias D´Ávila, Mata de São João, Pojuca, Catu e Alagoinhas.

“Este é um momento histórico, pela primeira vez a Bahia irá elaborar um plano de desenvolvimento urbano”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Afonso Florence, que fará a abertura do evento. Ele explicou que a ação da Sedur está sintonizada com o novo cenário político da Bahia e o novo modelo de gestão participativa do Governo do Estado.

A maior expectativa dessa primeira conferência gira em torno da assinatura do protocolo de intenções. Desde o início desse ano, uma série de discussões têm sido estabelecidas entre Governo do Estado, prefeituras municipais, ONGs e Ministério Público sobre a implantação de um sistema de transporte de passageiros ligando Salvador a Alagoinhas.

O eixo central da rota ferroviária do chamado Trem Regional abrange ainda os municípios de Simões Filho, Camaçari, Pólo Petroquímico, Dias D’Ávila, Mata de São João, Pojuca e Catu. A articulação para a implementação do Trem Regional tem tido forte presença de organizações populares como o Movimento Trem de Ferro, o Projeto Ver de Trem e a Associação dos Engenheiros Ferroviários (AELB).

A presença do Governo do Estado e do governo federal dá novo impulso ao projeto que criará novas redes de integração do Estado em sintonia com um modelo de desenvolvimento sustentável.

O transporte ferroviário, sucateado nas últimas décadas no Brasil, significa avanços em termos de proteção ao meio ambiente, segurança e desenvolvimento. A expectativa é que o Trem Regional possa estar em funcionamento no final de 2008.

O encontro de amanhã (8) abrange uma série de painéis que serão apresentados por autoridades no assunto como o secretário Nacional de Transportes e Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades, José Carlos Xavier; o diretor do Departamento de Relações Institucionais da Secretaria Nacional de Política de Transportes do Ministério dos Transportes, Afonso Carneiro, e o diretor de Planejamento da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU), Raul de Bonis Almeida Simões.