Começa no dia 1º de fevereiro, no Parque de Exposições, a vistoria dos trios elétricos e carros de apoio que vão desfilar no circuito carnavalesco. A vistoria será realizada das 8 às 17 horas e vai até o dia 14. Além do Detran, estarão no local todos os órgãos do Estado e da Prefeitura que participam dos trabalhos.

Nos dias de Carnaval, o Detran colocará duas equipes de vistoriadores, no Campo Grande e em Ondina. Com o apoio de policiais, as equipes serão responsáveis pela entrada dos trios nos circuitos da festa. A elas caberá autorizar a entrada dos veículos que deverão estar com os equipamentos e documentos de acordo com as regras exigidas pelos órgãos de segurança.

Nos dias 12, 13 e 14 será realizado o VIII Seminário de Orientação para Condutores de Trios Elétricos e Carros de Apoio de Blocos Carnavalescos. Segundo a Coordenação de Educação para o Trânsito do Detran (CET), o objetivo é proporcionar aos motoristas orientação referente às normas de segurança e circulação veicular, a fim de que os foliões tenham um Carnaval seguro e sem acidentes.

A participação no seminário, que será no auditório do Detran, das 8 às 12 horas, é obrigatória em pelo menos um dos dias. Confirmada a participação do condutor, ele receberá certificado e credencial, sem os quais não poderá trabalhar no circuito da festa.  A inscrição é gratuita, e o motorista deverá levar a carteira de habilitação, R.G. e duas fotos 3X4. Os condutores que já tiverem participado do curso em anos anteriores deverão comparecer para a atualização dos documentos.

Serão discutidos temas como legislação, direção defensiva, relações humanas, trânsito e meio ambiente, além de estresse e álcool no trânsito. As palestras e debates serão ministrados por Reginalva Regis, Idalamar Cunha e Maria José Vivas, profissionais do Detran especializadas em educação para o trânsito.