O diretor-executivo da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Paulo Cezar Lisboa, está fazendo um levantamento detalhado de todas as atividades da empresa e revendo os contratos e projetos desenvolvidos para a execução das ações de combate à pobreza rural na Bahia.

Para iniciar o seu plano de gestão e realizar os preparativos para a visita de uma missão do Banco Mundial (Bird), a diretoria também se reuniu com as coordenações do Produzir, Pró-Gavião, Prodecar e Crédito Fundiário, programas importantes para fomentar o desenvolvimento regional sustentável e a inclusão social e econômica das populações rurais.

Com atuação em vários municípios da Bahia, os projetos coordenados pela CAR beneficiam milhares de famílias com obras nas áreas de abastecimento de água – construção de cisternas, barragens, poços tubulares e sistemas convencionais de abastecimento de água -, melhorias habitacionais e sanitárias, mecanização agrícola, energia, pequenas indústrias comunitárias, pontes, módulos para feira, sistemas de irrigação e geração de ocupação e renda.

Atuando em parceria com as associações comunitárias, a CAR exerce um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida do pequeno produtor rural, facilitando, entre outros aspectos, o acesso à terra, ao financiar a compra de propriedades para trabalhadores rurais sem terra, e implementando, com investimentos não-reembolsáveis, ações voltadas para a estruturação das áreas adquiridas. O trabalho da CAR engloba também, em todos os seus programas, estratégias de capacitação, buscando valorizar e dinamizar a vida do trabalhador.