Resgatar a qualidade do atendimento aos usuários é a meta do novo diretor-geral do Detran, Carlos Brandão, que tomou posse hoje (9). O compromisso foi firmado por Brandão e pelo secretário da Administração, Manoel Vitório, que previram investimentos em infra-estrutura e em qualificação e valorização dos servidores para fazer jus ao crescimento da demanda pelos serviços do órgão: entre 2000 e 2006, o número de veículos licenciados na Bahia passou de 789,8 mil para 1,6 milhão.

Vinculado à Secretaria da Administração (Saeb), o Detran vai modificar a sua forma de atuação, disse o secretário, para tornar-se “mais ágil, mais próximo da comunidade”. Essa nova postura prevê mais ações preventivas e prioridade ao atendimento, com o objetivo de beneficiar diretamente o cidadão. Seguindo a orientação do governador Jaques Wagner, caberá ao servidor do Detran papel central no novo projeto, explicou Manoel Vitório.

A reestruturação da área de Tecnologia da Informação, a reformulação da estrutura física e uma efetiva gestão de recursos humanos são os pilares das transformações previstas. De acordo com o novo diretor-geral, Carlos Brandão, o objetivo é tornar o Detran da Bahia em referência nacional, “transformando-o não no órgão cartorial como se tem apresentado ultimamente, mas em um órgão efetivo e atuante na gestão do trânsito, através de ações voltadas para a sua fluidez, a segurança do cidadão e a fiscalização”.

As novas diretrizes devem ser implantadas não apenas na sede do órgão, em Salvador, mas nas 33 circunscrições regionais de trânsito, nas 176 regiões de trânsito e nas 23 unidades de atendimento do órgão presentes nos postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão.

Brandão anunciou que formará parcerias com os municípios baianos, principalmente Salvador, para ações objetivas e práticas para a organização da circulação de veículos, a fiscalização de motoristas. O fortalecimento de políticas de promoção da cidadania, incluindo a educação para o trânsito na rede de ensino, clubes de serviços, associações e organizações não governamentais, também será prioridade, cumprindo o papel institucional da gestão do trânsito no Estado da Bahia.

“Valorizar o servidor é fundamental para essa nova gestão. A excelência do serviço público passa, necessariamente, pela valorização do funcionário, pela sua satisfação, pelo seu comprometimento”, afirmou o diretor-geral. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Detran, Nélson Amorim, foi convidado para compor a mesa durante a solenidade de posse. A seu lado, o ex-diretor-geral do Detran, Ivanildo Barbosa Dias, destacou o “quadro de funcionários honestos, competentes e aptos” do órgão. Também compôs a mesa o coronel Wilson Dutra, representando o comandante-geral da PM.