A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) divulgou, sábado (10), o resultado do Processo Seletivo 2007.1. A instituição não publicou, como de costume, a classificação geral contendo os nomes de todos os candidatos, mas apenas a relação dos convocados, por curso, em ordem alfabética.
Esta forma de divulgação, explica o pró-reitor de Ensino de Graduação, Geraldo Jose Belmonte dos Santos, foi adotada em função do sistema de reserva de vagas, aplicado pela primeira vez na Uefs.

O objetivo, esclarece, é evitar a identificação e a possibilidade de discriminação de candidatos convocados através desse sistema. Todo candidato, porém, poderá acessar o próprio boletim de desempenho através da internet, bastando digitar o número de inscrição, no site da Uefs (www.uefs.br).

As listas estão afixadas no andar térreo do prédio da Administração Central, campus universitário, e no Shopping Iguatemi Feira. A relação também pode ser consultada no site da Uefs, seção “Processo Seletivo”. A matrícula será realizada entre 12 e 23 de março.

O sistema de reserva de vagas para grupos historicamente excluídos atingiu as metas desejadas, conforme avaliação do reitor José Onofre Gurjão Boavista da Cunha. Das 785 vagas oferecidas em 22 cursos, 443 (56,4%) foram conquistadas por alunos oriundos da rede pública. Destes, 359 são candidatos que se declararam negros, dois são indígenas e um é quilombola.

Dentre os destaques do vestibular está o primeiro colocado do curso de Medicina, que estudou na rede pública. Ele, inclusive, foi o que teve melhor desempenho dentre todos os candidatos do vestibular. Também chamou a atenção o desempenho de um indígena que conseguiu aprovação entre os primeiros do curso de Direito.

O sistema de reserva de vagas da Uefs destinou 50% das vagas para quem cursou o ensino médio e pelo menos dois anos do ensino fundamental (5ª a 8ª série) em escola pública. Dessas, 80% foram destinadas a candidatos que se declararam negros. Também foram destinadas duas vagas a mais, por curso, para indígenas e quilombolas.