Com palestras, cursos e leilões, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) participa da 12ª Exposição Nacional e 38ª Exposição Agropecuária de Itapetinga, que acontecem até domingo (27), no Parque de Exposição Juvino Oliveira.

No estande institucional da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), a empresa vai apresentar aos visitantes os principais projetos, produtos e serviços que desenvolve na região, especialmente nas cadeias de: pecuária de leite, olericultura, banana, citros e coco.

Para o presidente da EBDA, Emerson Leal, o evento facilita o acesso dos agricultores à informação, já que os visitantes poderão conferir alternativas apropriadas para cada região, tendo acesso a explicações de técnicos especializados. Será realizado um curso sobre a produção de derivados do leite, ministrado pelo instrutor do Centro de Profissionalização de Produtores da EBDA, em Aramarí, Marçal Gondra. Durante o treinamento, os agricultores familiares vão poder observar a fabricação de diversos tipos de queijos, como frescal e coalho, de iogurtes e outros derivados do leite.

Na quinta (24), haverá palestra sobre Melhoramento Genético, ministrada pelo zootecnista da empresa, Washington Melo Filho. Já no domingo (27)  acontece um leilão com animais que fazem parte do plantel de melhoramento genético da Estação Experimental Manoel Machado da, EBDA, localizada em Itambé. Serão leiloadas dez fêmeas prenhes, da raça nelore, Puros de Origem (PO), com Registro Genealógico Definitivo (RGD), e 20 machos da mesma raça, também PO.

A Estação Experimental trabalha com melhoramento da raça nelore, associado ao manejo do rebanho, manejo alimentar, experimento com diversos tipos de forragem, prova de ganho de peso e inseminação artificial, visando gerar novas tecnologias que permitam a melhoria do rebanho do estado, considerado um dos melhores do país.