Técnicas de Manejo do Café Conillon foi o tema abordado pelo engenheiro agrônomo da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Ramiro Amaral, hoje (6), pela manhã, durante o 8º Simpósio Nacional do Agronegócio Café (Agrocafé). A explanação fez parte das  atividades extras do simpósio, que acontece até amanhã, em Salvador.

Coordenador do Programa Café da EBDA, Amaral disse que o simpósio é de grande relevância. “Os cafeicultores de todo o Brasil estão tendo a oportunidade de, juntos, discutirem os avanços,rumos e necessidades da cafeicultura no país”, argumentou. Segundo ele,  “apesar da presença de cafeicultores de muitos estados, o minicurso Técnicas de Manejo do Café Conillon foi direcionado ao publico do extremo sul da Bahia, Espírito Santo e de Rondônia, grandes produtores deste tipo de café”.

A profissionalização dos produtores no simpósio foi destacada pelo presidente da EBDA, Emerson Leal. “O evento proporciona aos cafeicultores a oportunidade de se profissionalizar cada vez mais, ampliando sua competitividade para obter bons resultados”, disse, lembrando a participação no evento de técnicos da EBDA, lotados no interior. 

“O simpósio é uma grande experiência, pois participamos de um intercâmbio técnico-ciêntifico com cafeicultores de todo o Brasil”, disse o técnico da EBDA, de Barreiras, Marcus Aurélio Lopes. Com um público de 400 pessoas, por dia, os visitantes estão satisfeitos com o evento. “Nas discussões, podemos fazer uma comparação do manejo do café com as práticas que utilizamos em nossas propriedades”, disse o cafeicultor Daniel Filho, de Minas Gerais.

A participação da EBDA no evento, em parceria com a Embrapa, também foi ressaltada pelo coordenador Ramiro Amaral. “Estamos com um estande prestando informações sobre o Consórcio Brasileiro de Pesquisa e Desenvolvimento do Café, responsável pela coordenação da pesquisa cafeeira no Brasil, e divulgando também as tecnologias desenvolvidas para os interessados presentes ao evento”, afirmou.