A Comissão Gestora Estadual do Sistema Nacional de Informações em Economia Solidária (Sies), com o apoio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), promove o Seminário sobre Sistema de Informação em Economia Solidária amanhã (7), às 14h, no Auditório do Espaço Crescer, situado na Setre. O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, vai ser representado na abertura do encontro pelo chefe de Gabinete da Setre, Elias Dourado.

O Sies identifica e registra as informações de empreendimentos econômicos solidários e das entidades de apoio, assessoria e fomento à economia solidária no país. Segundo o coordenador geral de Estudos da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Roberto Marinho, o evento tem como objetivo discutir os resultados do Sies no Brasil e na Bahia, para divulgar a economia solidária e subsidiar a formulação de políticas públicas direcionadas ao segmento no Estado. Marinho vai apresentar os dados do Sies de todo o Brasil.

Na primeira parte do encontro, vão ser discutidos os resultados do trabalho do Sies, que desde 2005 faz o mapeamento da economia solidária na Bahia, com mais de mil empreendimentos identificados. O professor da Universidade Católica de Salvador (UCSal), Gabriel Kraychete, fala sobre os dados referentes ao Estado e as principais características dos empreendimentos, fazendo também análise das questões de sustentabilidade dos mesmos.