O compromisso do Governo da Bahia com a economia solidária foi destacado no Encontro Regional Nordeste de Reestruturação do Fórum Brasileiro de Economia Solidária. O evento foi realizado no Serviço Social do Comércio em Caucaia (na região metropolitana da capital cearense) nos dias 27 e 28 de fevereiro.

Na abertura do encontro, o coordenador geral de Estudos da Secretaria Nacional de Economia Solidária, Roberto Marinho, ressaltou a criação da Superintendência de Economia Solidária (Sesol), vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

A Secretaria foi representada no evento por Kátia Aparecida dos Santos, integrante da equipe da Sesol. De acordo com ela, Marinho enfatizou a necessidade de tornar o apoio à economia solidária uma política pública efetiva para fortalecer e incentivar os empreendedores.

Também representaram a Bahia no encontro a prefeitura de Salvador e as entidades Vida Brasil, Grupo de Economia Popular (GEP), Arco Sertão e Fórum de Cooperativas Populares da Bahia. Os encontros regionais fazem parte do processo de mobilização e debates para a IV Plenária Nacional de Economia Solidária, a ser realizada em junho ou julho.

Plenária em Feira

De 6 a 9 de março acontece no Campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a Plenária Regional de Economia Solidária – III Semana das Mulheres. O superintendente de Economia Solidária da Setre, Helbeth Oliva, participa de uma mesa-redonda sobre o tema Economia Solidária como Política de Desenvolvimento, na próxima terça-feira (6) às 14 horas.

Um dos aspectos a ser abordado por Helbeth é a missão da Sesol, que consiste em construir e fazer a articulação com outros órgãos do Estado para a consolidação de uma política pública de economia solidária, além de fomentar e incentivar os empreendedores do segmento.

A Plenária Regional também vai discutir a economia solidária nos ambientes dos Fóruns Estaduais e Brasileiro de Economia Solidária e avaliar as ações desenvolvidas conjuntamente com os movimentos sociais e órgãos de direitos das mulheres.