Os 20 membros do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (Conerh) foram empossados ontem (30), no auditório Paulo Jackson, da Superintendência de Recursos Hídricos (SRH), com uma novidade: a representação das comunidades e povos tradicionais. A índia Cecília Marinheiro, da tribo Tumbalalá, na região de Abaré e Curaçá, é titular, tendo como 1º e 2º suplentes, respectivamente, João da Conceição Santos, do Quilombo CRQ Bom Jesus da Lapa e Willys Nunes, da Comunidade Fundo de Pasto de Canaã.

Assinaram o termo de posse do Conerh dez representantes do poder público estadual, dois do municipal, cinco de usuários da água e três da sociedade civil, além dos suplentes e o presidente do conselho, que é o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Juliano Matos.

Entre as principais atribuições do conselho estão formular a política estadual de Recursos Hídricos, aplicar os instrumentos de gestão (outorga/autorização de direito do uso da água, cobrança pelo uso da água, enquadramento dos corpos d´água e sistema de informação), analisar e propor alterações na legislação e é a última instância de recursos para a negociação de conflitos pelo uso da água.

Cecília Marinheiro disse que o ato representa o reconhecimento de uma dívida secular com as comunidades tradicionais. “São séculos que a gente não vinha tendo e agora a gente está tendo espaço para dialogar e propor política pública de acordo com a nossa realidade. Isso só está sendo feito devido a essa composição da secretaria e da SRH, com pessoas que a gente vê na luta dos movimentos sociais e que nos respeitam”, afirmou.

O diretor-geral da SRH, Júlio Rocha, empossado titular no Conerh representando a autarquia, avaliou que o assento das comunidades tradicionais no conselho é um momento histórico para a política das águas no Estado: “O Conerh está dando vez e voz aos grupos vulneráveis, historicamente marginalizados das políticas públicas”.

Na primeira Reunião Extraordinária do Conerh, também aconteceu a apresentação e deliberação da proposta do novo regimento interno do Conselho, foi feita a indicação da composição na Câmara Técnica Institucional Legal (CTIL) e discutidos os instrumentos da Política Nacional de Recursos Hídricos.