LOCAL: Sala do Conselho Monetário Nacional, 6º andar, Ministério da Fazenda, Brasília.
DATA: 11.09.07 (terça-feira).
HORÁRIO: 16h.

O QUE É: O governador em exercício, Edmundo Pereira, e outros governadores da região Nordeste entregam ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, documento que trata da unificação de uma posição regional com relação a pontos importantes da proposta da reforma tributária, do fim da guerra fiscal e da criação do Fundo Nacional de Desenvolvimento Regional (FNDR).

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

DOCUMENTO: É o resultado da reunião entre os governadores da região Nordeste, secretários da Fazenda e dirigentes da Confederação Nacional das Indústrias (CNI), realizada no último dia 03, em Recife. A minuta elaborada aponta que a visão predominante, acima de todas as divergências, é a de que a reforma tributária é necessária, mas exige uma redefinição do pacto federativo e uma decisão sobre a origem dos recursos que diminuam as disparidades regionais. Além da entrega do documento, haverá discussão sobre a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF).

RECIFE: A quarta reunião entre governadores e empresários promovida pela CNI teve como principal objetivo buscar uma visão comum para avançar na implementação de uma reforma tributária que tenha como foco a competitividade dos produtos brasileiros, o crescimento da produção, a geração de emprego e a efetiva integração das diversas regiões do Brasil.

 

EVENTOS: O primeiro encontro para discutir a reforma tributária e o fim da guerra fiscal ocorreu em Brasília, com a presença de um governador de cada região do país. A partir da segunda reunião, em Manaus, os encontros passaram a ser regionais. O terceiro aconteceu em Cuiabá, em seguida Recife. Estão sendo organizadas as do Sul e do Sudeste, ainda sem datas definidas.

CONTATO: Secretaria da Fazenda – (71) 3115-2655 (Claudia Casali, Assessoria de Comunicação).