A economia da Bahia não gera empregos suficientes para atender à demanda da sua população, notadamente os jovens que buscam uma oportunidade no mercado de trabalho. Daí a importância de implantar pequenas e médias empresas para abrir novas vagas. Esse é um dos desafios que devem integrar o planejamento interno da Secretaria de Indústria Comércio e Mineração (SICM). Para elaborar esse documento, o secretário Rafael Amoedo e técnicos da secretaria participaram hoje (31), no auditório da Secretaria do Planejamento (Seplan), dos seminários estratégicos setoriais que estão sendo promovidos pela Seplan com o intuito de instrumentalizar as secretarias e órgãos do Estado para que façam seu planejamento  em consonância com o plano de governo, integrando planejamento, orçamento e gestão.

O evento foi aberto pelo secretário do Planejamento, Ronald Lobato, que recordou que o plano estratégico do Governo da Bahia,, elaborado durante o período de transição, contempla prioritariamente o desenvolvimento social, com ênfase em saúde, educação e geração de trabalho, emprego e renda. Para Rafael Amoedo, “é necessário que as secretarias integrem seus planejamentos estratégicos com o plano de governo, pois assim poderemos atingir a meta da transversalidade de uma forma mais plena”.

As próximas secretarias e órgãos a participar do seminário são a Secretaria de Promoção à Igualdade Racial e de Políticas Públicas às Mulheres (dia 5); Superintendência de Recursos Hídricos (6); Secretaria de Agricultura (7) e Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (dia 9).