Um esforço conjunto para a adoção de medidas que reduzam a criminalidade entre os jovens está reunindo secretários de governo e o Ministério Público Estadual, a partir de uma experiência que vem dando resultados em Minas Gerais: o ‘Projeto Fica Vivo’, que conseguiu reduzir o número de homicídios em 45,5% em menos de um ano e vem sendo modelo para outros Estados e países vizinhos.

O projeto mineiro foi apresentado pela promotora de Justiça Cássia Gontijo, do MP-MG, aos secretários estaduais de Segurança Pública, Paulo Bezerra e da Justiça e Direitos Humanos, Marília Muricy, ao procurador-geral de Justiça, Lidivaldo Britto, além do comandante da Polícia Militar, coronel Jorge Santana; delegado-chefe João Laranjeira; promotores de Justiça da área criminal e delegados de polícia, ontem (12), na sede do MP-BA.

A essência do ‘Fica Vivo” é o trabalho integrado em áreas periféricas envolvendo jovens de  12 a 24 anos em situação de risco social, nas regiões de alto índice de criminalidade. Segundo Cássia Gontijo, as comunidades precisam ser mobilizadas para participar do programa, interagindo com ações locais como cursos, fóruns, seminários, criação de campanhas, inclusive de combate a criminalidade, realização de eventos coletivos de arte, cultura, esportes e lazer, estimulando o desenvolvimento da convivência e da cidadania. Também são oferecidos às comunidades serviços como juizados especiais, centros de documentação do cidadão e polícia comunitária, entre outros.

Britto propôs a criação de uma comissão envolvendo o MP estadual, as polícias, Poder Judiciário, entre outros organismos, com o objetivo de implementar o programa na Bahia, aproveitando todas as experiências positivas, tanto de Minas Gerais quanto de outros projetos como o ‘Viva Nordeste’, que já registra números animadores sobre a redução da criminalidade no Nordeste de Amaralina e adjacências. Os homicídios em Salvador estão concentrados nas regiões do subúrbio ferroviário, São Caetano, Cabula, Pau da Lima e Cajazeiras, realidade que preocupa e está sendo combatida mediante a união de esforços.