O motorista desempregado Luciano da Silva França Lopes, de 42 anos, residente em Cajazeiras, foi preso hoje (07) dentro da agência do Banco do Brasil das Mercês, na Avenida Sete de Setembro, depois de furtar R$ 350 do aposentado Lúcio Dias dos Santos, de 71 anos. Com um crachá parecido com o usado pelos funcionários do banco, Luciano chegou ao estabelecimento por volta das 10 horas e, percebendo que o idoso estava com dificuldade de realizar a operação de saque, se prontificou a ajudá-lo pedindo o número da senha do cartão. Acreditando tratar-se de funcionário do banco, Lúcio entregou o cartão e o falsário, após retirar a quantia, dirigiu-se à vítima dizendo que o saldo de sua conta corrente estava negativo e que o dinheiro referente ao salário da aposentadoria só entraria na conta no dia seguinte.

Por alguns instantes o aposentado acreditou ser verdade, mas antes que o vigarista deixasse as dependências da agência bancária,  desconfiando de que estaria sendo vítima de um golpe, chamou o vigilante João de Jesus Mercês, que deteve Luciano e chamou uma guarnição da Polícia Militar. Os policiais revistaram estelionatário e encontram com ele o dinheiro furtado do aposentado. Conduzido à Delegacia Especial de Atendimento ao Idoso (Deati), nos Barris, Luciano foi autuado em flagrante pela delegada plantonista Tâmara Valéria Ladeia, por crime de estelionato, artigo 171 do Código Penal Brasileiro.

Além do dinheiro do aposentado, foi encontrado em poder de Luciano um cartão do Seguro Social do Governo Federal, da Caixa Econômica, agência da Piedade, em nome de Clarindo José dos Santos.

Criada há sete meses, a DEATI já registrou 1.677 ocorrências de crimes praticados contra pessoas idosas, na sua maioria mulheres vítimas de agressões físicas, maus-tratos e abandono, praticados, principalmente, por integrantes da própria família. Denúncias de crimes contra idosos podem ser feitas através do telefone da Deati (3328-7902) ou da Central de Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública (3235-0000).