A partir de agora, os alunos matriculados no curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) terão estágio não-remunerado no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), em Itabuna. Um convênio assinado pelo presidente do TRT, o desembargador federal Roberto Freitas Pessoa, e pelo reitor da Uesc, Antonio Joaquim Bastos da Silva, formalizou a parceria destinada a viabilizar a complementação educacional e o desenvolvimento da prática profissional

O estudante deve ter cursado o 6º semestre regular do curso, cabendo à universidade o fornecimento aos alunos de comprovantes de matrícula e histórico escolar para apresentá-los ao tribunal. Este, por sua vez, informará à Uesc, a cada semestre letivo, o número de vagas disponíveis.

O estágio será formalizado por meio de termo de compromisso individual, entre o estagiário e o TRT, com a interveniência obrigatória da instituição de ensino. A duração máxima será de um ano, podendo o prazo ser prorrogado por igual período, por interesse da unidade de lotação e com antecedência mínima de 30 dias da data prevista de seu encerramento.

A jornada de trabalho do estagiário terá, no mínimo, 12 e no máximo, 20 horas semanais, em turnos de quatro horas diárias, sem prejuízo das atividades discentes do aluno. No período de férias, esse horário será definido de comum acordo entre o estagiário e o tribunal.

Os critérios e forma de supervisão, orientação e avaliação do estágio serão estabelecimentos pelo TRT/Departamento de Desenvolvimento de Recursos Humanos. As demais normas para o estágio estão contidas no convênio firmado pelas duas instituições.

Seminário

O II Seminário de Pesquisa e Extensão em Letras – II Sepexle, com a temática Letras Acontecendo – Linguagem, Arte e Conhecimento e o I Simpósio de Linguagem serão realizados de segunda (28) a quarta-feira (31), no auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto. Os eventos estão vinculados ao Programa de Extensão do Colegiado de Letras e do Centro Acadêmico de Letras da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).

O objetivo fundamental do evento é divulgar, na comunidade acadêmica, os trabalhos elaborados pelos alunos de Letras e áreas afins, no âmbito da pesquisa e da extensão. Dessa maneira buscam despertar entre os alunos o interesse pela pesquisa e extensão, para enriquecer e diversificar os seus conhecimentos.

O seminário lança a proposta de realização conjunta do I Simpósio de Linguagem – agregando as contribuições dos professores –, procurando ampliar o projeto inicial e intensificar a interação entre professores e alunos num espaço de debate, para além da sala de aula.

A programação será aberta segunda-feira (28) com o painel Linguagem e Formação do Professor, à noite, quando o professor Cosme Batista dos Santos (Uneb) apresenta palestra sobre Letramento e Representações. Na terça-feira (29), serão realizados painéis sobre o temas Linguagem: multiplicidade de olhares , Linguagem e Sujeito e Linguagem e Comunicação.

Quinta-feira (31) os painéis vão abordar os temas Linguagem e Sentido e Linguagem e Conhecimento. As palestras e painéis serão intercalados por manifestações culturais e atividades que serão desenvolvidas nas salas de comunicações.