A Sala Walter da Silveira (Biblioteca Pública dos Barris) exibe, de 9 a 15 deste mês, dois importantes títulos do cinema francês: Diva, de Jean-Jacques Beineix, às 16h, e Louise, do cineasta Siegfried, em duas sessões, às 14h e 20h. Já  Eu me Lembro, do diretor baiano Edgar Navarro, continua em cartaz na sessão das 18h.

Produção de 1981, Diva é o primeiro longa de Jean-Jacques Beineix, que se tornaria célebre anos mais tarde com o cult Betty Blue, de 1986. Diva rendeu ao cineasta um sucesso de público inesperado, além de quatro prêmios Cesar, premiação máxima do cinema francês. O filme conta a história de Jules, um carteiro que faz uma gravação clandestina do canto da soprano Cynthia, uma diva que se recusa a lançar discos. Essa atitude clandestina e um terrível golpe do acaso fazem com que ele passe a ser perseguido por bandidos.

Em Louise, o diretor procura mostrar, com uma câmera na mão, a vida, desejos e medos da jovem parisiense que dá título ao filme. Levando a vida com seu namorado e amigos, a protagonista está sempre à beira do precipício, entre o mundo das drogas e dos furtos. Contudo, sua vida muda após seu inesperado encontro com o personagem Gaby. Um grande sucesso do cinema francês, revelou a talentosa atriz Elodie Bouchez e foi  prêmio especial do júri e indicado ao Crystal Star (melhor filme europeu), em 1999.

A Sala Walter da Silveira é administrada pela Diretoria de Artes Visuais e Multimeios (Dimas), da Fundação Cultural do Estado da Bahia, e há mais de 20 anos promove sessões de grandes clássicos do cinema mundial a preços populares.