Amanhã (22) e quarta-feira (23), Salvador vai contar com atendimento gratuito contra o glaucoma na praça Terreiro de Jesus, no Pelourinho. O evento faz parte da campanha Brasil contra o Glaucoma, organizada pela Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG), e conta com a parceria do Programa Pelourinho Cultural.  O objetivo é alertar a população e o poder público para a gravidade da doença, além de realizar exames de prevenção para o diagnóstico do problema, que raramente apresenta sintomas.

A estimativa é que 2 mil pessoas com idade acima de 45 anos sejam atendidas. Os interessados devem pegar uma senha nos estandes, uma hora antes do início das atividades, que começam às 8 horas. Além disso, também precisam estar com o documento de identidade em mãos. As consultas serão realizadas até às 16h30.

Durante os dois dias, a população de Salvador também receberá informações a respeito do glaucoma. No evento, será exibida uma projeção educacional sobre o tema para os visitantes. A mesma campanha acontece simultaneamente em Manaus (AM), Recife (PE), Brasília (DF), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Campinas (SP), ABC (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS).

Na ocasião, a população terá oportunidade de realizar exames de medida da pressão interna do olho (tonometria) e de fundo do olho (fundoscopia), ambos utilizados no diagnóstico da anomalia – que apesar de não ter cura, pode ser controlada.

De acordo com informações da Sociedade Brasileira de Glaucoma, a doença está relacionada à elevação da pressão interna do olho, que causa lesões nas fibras nervosas do nervo óptico – responsável por transmitir estímulos luminosos ao cérebro. O tratamento da doença é feito à base de colírio, medicação oral e cirurgias convencionais.