Será aberta sexta-feira (20), às 19h, no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), a exposição intitulada Coleção Gilberto Chateaubriand: um Século de Arte Brasileira. Com cerca de 175 obras, traz trabalhos de referência da arte brasileira pertencentes ao maior colecionador privado do país. Estarão expostas 92 obras dessa coleção.

Constituída por núcleos históricos que respeitam a sucessão desses desdobramentos, embora não de modo estritamente cronológico, a mostra Coleção Gilberto Chateaubriand: um Século de Arte Brasileira está segmentada em quatro temáticas – O Modernismo e Seus Desdobramentos, Construtivismo e Abstracionismo, A Imagem Contemporânea e O Experimentalismo e seus Desdobramentos.

Com curadoria de Fernando Cocchiarale e Franz Manata, a mostra tem um teor panorâmico. Nela estão sendo apresentados os principais desdobramentos da produção artística brasileira desde a segunda década do século passado até as propostas mais recentes. A Petrobras apoiou e patrocinou a iniciativa de levar esta mostra a várias cidades brasileiras.