A 25ª exposição agropecuária de Barreiras, que acontece entre os dias 1º e 8 deste mês, no Parque de exposições Engenheiro Geraldo Rocha, deverá visitada por cerca de 300 mil pessoas e no evento serão expostos 2.500 animais, entre caprinos, ovinos, eqüinos e avestruz. A secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) terá estandes institucionais para demonstrações dos principais programas desenvolvidos pela secretaria e órgãos vinculados. Dentro da programação estão previstas palestras sobre pecuária moderna e cursos de laticínio para produtores da região.

Segundo o superintendente de Desenvolvimento Agrícola, Wilton Cunha, é fundamental a participação da Seagri nas 47 exposições agropecuárias realizads atualmente no estado. “Toda e qualquer exposição tem um valor comercial e de melhoria genética, porque ali estão expostos os melhores exemplares de cada expositor”, afirma

O superintendente pontuou também que a 25ª exposição de Barreiras tem muito impacto sobre a região, por esta ser uma das principais áreas agrícolas, além de estar despontando para agropecuária. A exposição de Barreiras é o 2ª maior evento de feiras agropecuárias da Bahia, ficando atrás apenas de Salvador.    

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Agronegócios de Barreiras, José Sá Teles conta que serão destinados 2.400 metros quadrados do parque de exposições para a agricultura familiar. “Serão demonstrados produtos da região, como os derivados de leite, doces de fruta, fabricação de cachaça e rapadura, mel de abelha e artesanatos locais”, enumera.

Teles conta também que será realizado, o primeiro ranking de Nelore da feira e serão disputados por criadores de Minas Gerais, São Paulo e de outras regiões do Brasil. A exposição é uma realização da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Oeste (Caprioeste), Associação Eqüestre e Sindicato Rural.