A 43ª edição da Feira Baiana de Artesanato realizada domingo (15), na Cabana da Barra, contou com a participação de 49 artesãos. Durante a temporada Outono/Inverno o evento será realizado no novo endereço para proteger os trabalhos expostos e oferecer mais conforto aos artesãos e visitantes nessa época do ano, quando o vento é mais forte e a chuva mais freqüente. A próxima edição acontece no mesmo local, no próximo dia 29, das 17 h às 22h.

A realização da feira no período de abril a agosto atende a um desejo dos artesãos que solicitavam a promoção do evento todos os meses. Originalmente montada no Jardim dos Namorados, na Pituba, entre setembro e março, a feira  sofria um intervalo por conta do período de chuva. “Agora os artesãos e os freqüentadores contam com mais conforto e segurança, independente do tempo”, explica Emilia  Almeida, diretora do Instituto Mauá, unidade da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

O artesão e mestre de capoeira Olavo Paixão dos Santos trabalha há 40 anos produzindo peças artesanais. Pai de 28 filhos, ele diz que sustenta a família com aulas de capoeira e a venda dos instrumentos musicais que fabrica, com ajuda de alguns filhos. Mestre Olavo comercializa seus produtos junto ao Mauá há 30 anos. “Com tanto filho pra criar, tenho que trabalhar muito”, justifica.

O casal de franceses Cristophe e Charlene de Pinho, em férias no Brasil, ficou encantado com a beleza e os sons dos instrumentos de mestre Olavo. “Gostei muito do som da cuíca e do berimbau”, afirmou Cristophe. Uma freqüentadora da feira do Jardim dos Namorados, a professora Ana Maria Passos, elogiou a iniciativa do Mauá. “É uma boa opção, principalmente para quem mora na Barra”, comentou  enquanto admirava os mini-oratórios e os ímãs com motivos religiosos da artesã Inara Dunningham, que participa da feira desde a primeira edição.