De amanhã (1º) até domingo (3), servidores públicos estaduais terão a oportunidade de escolher, entre diversos empreendimentos habitacionais em Salvador e sua Região Metropolitana, o que melhor se adapte às suas necessidades. Nestes dias, estará sendo realizado o 3º Feirão da Casa Própria, no Centro de Convenções, que terá um estande especial da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), preparado para atender o funcionalismo público. A abertura oficial será às 9h.

No estande da Conder, que funcionará a partir das 10h, o servidor público estadual poderá examinar a opção de moradia que mais lhe interessa, incluída no Programa Habitacional do Servidor Público (PHSP). Além disso, terá à disposição um espaço especialmente adaptado para deixar seus filhos, o Cantinho da Criança, que receberá crianças de zero a 6 anos. Assim, enquanto escolhe sua casa própria, contará com a tranqüilidade de ver seu filho devidamente cuidado por pedagogos e animadores especialmente treinados pela Conder.

Podem participar do PHSP servidores que não possuam casa própria, estejam em atividade e sejam efetivos, ocupantes de cargos permanentes, com mais de dois anos de serviço na administração direta, autarquias e fundações. Excepcionalmente, também podem participar os empregados de empresas públicas e de economia mista estadual, bem como os aposentados, porém sem os mesmos benefícios dos servidores públicos estaduais.

Os servidores públicos estaduais do Poder Executivo que atendam aos pré-requisitos de participação no PHSP e possuírem renda apurada de até seis salários mínimos para o arrendamento e de até dez salários mínimos para aquisição, têm direito ao crédito habitacional, benefício concedido pelo Governo do Estado, que consiste em financiar até 50% do valor da prestação, proporcional à renda de cada servidor, de forma que o servidor comprometa de 20 a 30% de sua renda, o menor possível.

Há duas modalidades para aquisição da casa própria: Carta de Crédito, Individual (FGTS ou SBPE) e Carta de Crédito Associativa (FGTS ou SBPE). Além da possibilidade de arrendar imóveis do Programa de Arrendamento Residencial (PAR).

Estande da Conder

No estande da Conder os servidores poderão obter senhas que permitirão o atendimento especial nos guichês da Caixa. Para facilitar o atendimento, deverão estar munidos de originais dos seguintes documentos: identidade, CPF, três últimos contracheques, comprovante de residência e certidão relativa ao estado civil. Se for solteiro, deve apresentar certidão de nascimento e, se for casado, certidão de casamento. Se for divorciado, certidão de casamento com averbação e, se for viúvo, certidão de casamento e de óbito do cônjuge.

Estão disponíveis aos servidores os seguintes empreendimentos: por Carta de Crédito (SBPE ou FGTS) – Residencial Moradas do Litoral (Estrada do Coco), Residencial Mirante do Trobogy (Trobogy), Residencial Vila Bela (IAPI), Residencial Gabriela (Brotas), Residencial Morena Bela (Brotas) e Residencial Vivenda Colonial (Sussuarana); pelo Programa de Arrendamento Familiar (PAR) – Parque das Orquídeas (Jardim das Margaridas), Residencial Belo Jardim (Avenida Aliomar Baleeiro) e Mirante das Águas Claras (Águas Claras). Há ainda possibilidade de novos lançamentos no Feirão.