Os sistemas de transporte intermunicipal e ferry-boat fecharam a Operação Carnaval sem o registro de qualquer anormalidade, transportando mais de 270 mil passageiros e 17.400 veículos. A abertura de horários extras e o funcionamento das embarcações do ferry-boat, em regime de 24 horas, foram fundamentais para o atendimento da demanda e a melhoria dos serviços prestados à população, segundo informou, hoje (22), o diretor-executivo da Agerba, Antonio Lomanto Netto.

O ferry-boat operou sem qualquer problema, com todos os seis ferries à disposição do tráfego, além do catamarã e das quatro lanchas rápidas, que reforçaram a frota no atendimento aos passageiros (pedestres). “A Agerba acompanhou todos os dias da operação, com fiscalização permanente nos terminais de São Joaquim e Bom Despacho, dentro da proposta do governo do Estado para o transporte marítimo, que é buscar a melhoria dos serviços e oferecer aos usuários um atendimento realmente de qualidade””, explicou Lomanto Netto.

O funcionamento do sistema ferry-boat, em regime de 24 horas, uma das determinações à operadora TWB feita pelo secretário de Infra-Estrutura, Antonio Batista Neves, teve um peso significativo para o êxito da Operação Carnaval da Agerba. De acordo com Lomanto Netto, com a oferta de horários durante a madrugada houve uma melhor distribuição da demanda, com a conseqüente redução do tempo de espera para embarque nos terminais.

O diretor-executivo da Agerba assinalou que os usuários do ferry-boat terão, já no próximo verão, um serviço ainda melhor, com a incorporação de mais uma ou até duas embarcações. “Serão embarcações modernas, com estrutura em alumínio, mais velozes (14 nós contra 9 dos ferries atuais) e com capacidade para transportar 80 veículos e 500 passageiros cada um, ou seja, quase o dobro dos navios atuais do sistema”.

Durante o Carnaval, de 30 em 30 minutos, um ferry-boat saiu dos terminais. No período de 12 a 21 (quarta-feira de Cinzas), foram realizadas 626 viagens – número 109% maior que o habitual, que seria de 300 travessias no total. “A recuperação das embarcações deu condições de operar, neste período do carnaval, seis ferries, em regime de 24 horas, para atender a grande demanda desta época do ano”, explicou o secretário de Infra-estrutura, Batista Neves. A TWB informou que cerca de 110 mil passageiros fizeram a travessia durante o Carnaval. Deste montante, aproximadamente, 69 mil passageiros já retornaram à capital. Todas as saídas foram acompanhadas pela Capitania dos Portos, órgão responsável pela fiscalização da segurança das embarcações.

O sistema de transporte intermunicipal também funcionou sem problemas durante o Carnaval. Foram transportados no período 110 mil passageiros e, para atender à demanda, as empresas abriram 410 horários extras, além dos 540 normais. A maior oferta de ônibus e as blitze realizadas pela Agerba em parceria com as polícias rodoviárias federal e estadual fizeram com que a atuação do transporte clandestino fosse reduzida.