Os usuários do sistema ferry-boat contam, a partir de hoje (26), com seis embarcações funcionando 24 horas na travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica. A novidade faz parte das novas diretrizes estabelecidas pela Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) com a concessionária TWB. Até o dia 30 deste mês, várias mudanças serão feitas para garantir o conforto dos passageiros. As modificações a longo prazo incluem a entrada em operação de mais dois ferries de alta tecnologia.

Enquanto os novos barcos não ficam prontos, a Agerba determinou o aluguel de três lanchas rápidas que vão garantir a regularização do fluxo principalmente em períodos de grande demanda como o Carnaval. As embarcações, com capacidade de 30 passageiros cada, terão juntas a mesma capacidade de um catamarã. Uma delas já está circulando e as outras duas vão operar a partir da próxima terça-feira (30).

“A demanda por ferry-boat é cíclica. Queremos que as mudanças entrem em operação até o dia 30 para que, já no Carnaval, o usuário tenha um serviço com mais qualidade”, disse o diretor da Agerba, Lomanto Neto.

A concessionária vai dobrar a capacidade dos ferries com uma medida simples. “Solicitamos a compra de 1,7 mil coletes salva-vidas. Com isso, as embarcações vão poder operar com sua capacidade real”, disse Lomanto Neto. As vagas antes estavam restritas à quantidade de coletes existentes. Outros dois ferries ganharão motores novos nos próximos seis meses.

O compromisso firmado entre a Agerba e a TWB visa dar mais conforto e rapidez ao serviço. Para isso, o plano exige a oferta 24 horas de serviços de manutenção das embarcações e limpeza das acomodações e banheiros. Outra novidade é a instalação de 84 câmeras de segurança.

Além disso, está sendo montado um sistema de bilhetagem eletrônica   previsto para começar a funcionar no próximo mês. O sistema foi pensado para reduzir as filas, principalmente em períodos de grande movimento. Através de um site, os passageiros vão poder armazenar créditos de passagens. “Os passageiros vão poder se programar para as viagens. Nossa meta é aumentar a venda de bilhetes com hora marcada, dos 10% atuais para 90%”, afirmou o diretor. Outra solicitação da Agerba à TWB foi a instalação de um serviço de assessoria de comunicação em Salvador. Antes, o serviço ficava na sede da empresa, em São Paulo. Reclamações, solicitações e esclarecimentos não tinham a presteza que deveriam, disse Neto.

Fast Ferries

No próximo verão os passageiros irão contar com duas novas embarcações de alta tecnologia, construídos em alumínio. Os “fast ferries”, que estão sendo construídos pela própria TWB, terão capacidade para 80 veículos e o dobro da velocidade. “As novas embarcações tem uma capacidade 50% maior e dois motores a mais. Mais velocidade significa menos tempo de travessia e mais viagens ao longo do dia”, afirmou Lomanto.

Os fast ferries vão operar com tempo médio de travessia de 30 minutos, oferecendo acomodações confortáveis e segmentadas por  tipo de usuário, aumentando significativamente a qualidade dos serviços. A nova embarcação tem as seguintes características: casco e superestrutura em alumínio naval, capacidade para até 80 veículos e 500 passageiros, sendo 400 na categoria convencional e 100 na categoria turística, ambos com novos padrões de serviços, conforto e qualidade.