De quinta-feira (1º) a domingo (4) acontecerá a sexta edição do Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia. O evento, que terá início na Praça Tomé de Souza (Praça Municipal), no dia 1º, marcará a abertura oficial da programação do aniversário de Salvador. Todos os shows são abertos ao público de todas as idades, gratuitamente. O evento foi viabilizado pelo Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura, com patrocínio da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

As atividades prosseguem na Ribeira (Rua Porto dos Tainheiros e Largo da Ribeira), nos dias 2, 3 e 4. O evento é patrocinado pelo Governo do Estado da Bahia, através do Fazcultura e da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

O Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia, que tem direção artística de Bernard M. Snyder e realização da Selma Santos Produções e Eventos, conta ainda com o apoio da prefeitura municipal do Salvador, através da Fundação Gregório de Mattos, além Instituto Cultural Brasil Itália Europa (ICBIE).

O festival trará às ruas de Salvador música, mímica, acrobacia, artes plásticas, teatro e dança, realizados por artistas de 11 países e quatro continentes. Como nas edições anteriores, as apresentações acontecem na rua.

Entre as atrações internacionais se destacam o engolidor de espadas Marco Cardona (da Itália), o mímico Saeed Fekri (do Irã), a marionetista Estee Taylor (do Canadá), assim como o bluesman Rocky Lawrence (dos EUA) e o balafonista Aly Keita (do Mali).

Aly conta com as participações especiais de Doudou Coumba Rose, percussionista do Senegal (dias 1º, 2 e 3), e, no dia 4, de Ramiro Musotto, percussionista e produtor musical argentino, que já tocou e gravou com quase todos os grandes nomes da música brasileira.

Estarão presentes vários artistas baianos, como os palhaços Amori e Biancorino, a dançarina do ventre Cristiane Pinho e o Grupo Barravento, que toca samba de raiz. O festival ainda conta com participação de artistas de outros estados do Brasil, como a estátua viva Kari Kolorida (RS), o poliinstrumentista William Rodrigues (CE) e a cantora, musicista e compositora Tetê Espíndola, que apresenta um espetáculo de música, que inclui a participação do público.

A particularidade do Festival de Rua é exatamente essa, o contato estreito e imediato entre os grupos e o público. Muitos dos espetáculos incluem os espectadores no próprio show. “As pessoas adoram participar do espetáculo. O público canta comigo canções da MPB e até mantras, com técnicas de respiração, timbres e tons de animais”, conta Tetê Espíndola.

O belo bairro da Ribeira está se preparando para receber o festival. Jovens do bairro estão divulgando o evento, com cartazes em lugares estratégicos e visíveis e distribuição de panfletos. Estes jovens são coordenados pelo ICBIE, com sede na Rua Porto dos Tainheiros, que está apoiando o evento.

“Estamos felizes que um evento lindo e importante como este festival vai acontecer aqui na cidade baixa, precisamos de mais eventos culturais aqui.Vou levar a minha família inteira para assistir, todos os dias”, diz Marcela Vieira, moradora da Ribeira.

O Festival Internacional de Artistas de Rua da Bahia, que tem direção artística de Bernard M. Snyder e realização da Selma Santos Produções e Eventos, conta ainda com o apoio da Prefeitura Municipal do Salvador através da Fundação Gregório de Mattos, além Instituto Cultural Brasil Itália Europa (ICBIE).