Implantar sistemas de gestão on line da sua frota de veículos, compra de passagens e pagamento de diárias é a meta do governo baiano, que está avaliando experiências nessa área já adotadas por outros estados. Com este objetivo, uma equipe do governo do Paraná apresentou hoje (18), na Secretaria da Administração (Saeb), duas ferramentas de gerenciamento em software livre com eficácia já comprovada na administração pública paranaense.

“A determinação que recebemos do secretário Manoel Vitório é a de buscar o intercâmbio com outros governos na busca de soluções voltadas para racionalizar os gastos e ampliar a transparência e a capacidade de gestão da administração pública”, explicou o superintendente de Serviços Administrativos da Saeb, Paulo Nunes, lembrando que, com objetivo semelhante, servidores de Alagoas estiveram em Salvador semanas atrás para avaliar a adoção de soluções desenvolvidas pelo governo baiano em áreas como patrimônio e compras públicas.

Os sistemas adotados pelo Paraná, de acordo com o relato dos técnicos, aumentam a transparência e o desempenho dos serviços públicos, eliminando a papelada e tornando eletrônicas a gestão da frota, a compra de passagens e o cálculo para pagamento de diárias. A adoção do sistema de frotas permitiu uma economia de cerca de 50% aos cofres paranaenses, explicou o diretor do Departamento de Transporte Oficial (Deto) da Secretaria de Administração e Previdência do Paraná, Auro Dalmolin.

Ele pontuou que uma das principais vantagens é o controle total de informações do veículo, da sua aquisição, passando pelas rotinas de abastecimento e manutenção, até o leilão, ao final de sua vida útil. Adotado desde 2004 pelo governo do Paraná, o sistema de gestão de frotas foi apresentado na Saeb para a equipe da Superintendência de Serviços Administrativos (SSA).

“Os veículos, sejam eles automóveis, embarcações ou máquinas de terraplanagem, são localizados no sistema, acessado pela internet, pela placa ou número de patrimônio. Tudo feito com segurança e transparência, dentro de um gerenciamento centralizado”, pontuou Dalmolin. Outra ferramenta disponível no sistema é o controle orçamentário dos contratos de frota, onde toda  movimentação  pode ser acompanhada com a geração de gráficos. Assim, é possível mensurar e comparar os gastos com determinada marca de veículo, por exemplo, ou verificar quanto gastam unidades ou secretarias.

O Sistema Central de Viagem é outra ferramenta mostrada na apresentação na Saeb. Todo o controle é também feito eletronicamente – seja de passagens aéreas, terrestres ou de pagamento de diárias. Entre as ferramentas do sistema estão a emissão de relatórios personalizados sobre quanto é gasto por cada órgão com despesas de viagem, ou quanto é pago pelo governo em passagens.

Os sistemas estão respaldados em legislação que regulamenta a centralização e a padronização dos procedimentos. “Como tudo é transparente, cria-se uma responsabilidade maior, com visualização e acompanhamento por todos do que está sendo feito, tanto no âmbito da gestão de frotas como no gerenciamento de viagens”, explicou Dalmolin.