A Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), que foi incorporada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), desde o início do atual governo, está promovendo a capacitação de seus funcionários. A intenção é aprimorar o atendimento aos adolescentes envolvidos em algum tipo de infração, custodiados na instituição por determinação da Justiça. 

A Fundac pretende, até o mês de dezembro, envolver todos os servidores na atividade. A iniciativa vai contemplar os setores administrativos e as Casas de Atendimento Sócio-Educativo (Cases).

No conteúdo, estão temas como Sistema Nacional de Atendimento Sócio-Educativo (Sinase), base legal do atendimento sócio-educativo, pedagogia da presença e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os funcionários também serão orientados sobre normas de primeiros socorros, defesa pessoal e gerenciamento de crise.

Atualmente, 279 adolescentes cumprem medidas sócio-educativas de privação de liberdade nas unidades localizadas em Salvador, Feira de Santana e Simões Filho. O prazo máximo de permanência é de três anos.