O alinhamento das ações da Fundação Odebrecht no baixo sul baiano com o plano estratégico do governo Jaques Wagner foi proposto hoje (25), ao secretário do Planejamento, Ronald Lobato, pelos presidentes da instituição, Norberto Odebrecht e Márcio Medeiros. Os executivos sugeriram também a adequação do protocolo de intenções do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável do Baixo Sul (PDRIS) ao projeto do novo Governo da Bahia.

O protocolo tem como objeto o desenvolvimento regional, integrado e sustentável da região, mediante a promoção e integração dos capitais ambiental, produtivo, humano e social. A proposta prevê a intervenção de várias secretarias de Estado, da Associação dos Municípios do Baixo Sul (Amubs), da Fundação Odebrecht e do Instituto de Desenvolvimento Sustentável do Baixo Sul da Bahia (Ides). As ações assegurariam benefícios aos municípios de Valença, Presidente Tancredo Neves, Taperoá, Nilo Peçanha, Cairu, Ituberá, Igrapiúna, Piraí do Norte, Ibirapitanga, Camamu e Maraú.

“Achamos o projeto interessante e vamos analisar as possibilidades de integração com a proposta do governo estadual”, declarou Ronald Lobato. Durante a reunião, que teve ainda a participação do diretor da Odebrecht, Joaquim Cardoso, do coordenador do Conselho Regional Baixo Sul da Seplan, Jackson Ornelas, e do chefe de Gabinete da Seplan, Romeu Temporal, os representantes da Odebrecht apresentaram também o Plano de Desenvolvimento Integrado e Sustentável da Área de Proteção Ambiental (APA) do Pratigi, que tem cerca de 6 mil propriedades em uma área de 17 hectares.