O cineasta baiano José Araripe Júnior é a bola da vez no programa Quartas Baianas com a exibição do seu curta Rádio Gogó, quarta-feira (25), às 20h, na Sala Walter da Silveira. Dedicada ao futebol, a noite inclui ainda o vídeo Pênalty, de Adler Kibe Paz, e as animações Samba Chuteira Cabeçada e Ouviram Alonzanfan, ambos de Caó Cruz Alves. A entrada é gratuita.

Com os intérpretes Wagner Moura, Caco Monteiro, Isabel Marinho e Corine Silva, Rádio Gogó é uma verdadeira declaração de paixão pelo futebol. O enredo acompanha o carioca Gogó de Ouro, que vai morar na Bahia e leva consigo um segredo. Apaixonado por futebol, ele monta uma rádio numa velha kombi, de onde narra peladas de rua. Gogó é também repórter, comentarista e vendedor de anúncios. Na final da Copa de 94, ele trama uma grande pirataria.

Lançado no Mercado Cultural, em 2001, Pênalty conquistou importantes prêmios no Maranhão, Ceará, Piauí e na Paraíba. O vídeo narra a vida de Jorge, um jovem jogador de futebol de várzea, no subúrbio de Salvador, que está à beira do suicídio, logo depois de ver sua vida desmoronar, diante da perda de um pênalti, em uma final de campeonato.

Na animação Samba Chuteira Cabeçada, Caó interpreta sentimentos de amor, ódio, paixão, frustração, fanatismo e alegria que o esporte desperta. Com duração de cinco minutos, o vídeo mistura fotografias, desenhos 2D e 3D e foi feito antes da Copa do Mundo de 2006. O título é uma homenagem a cabeçada aplicada por Zidane no zagueiro italiano Materazzi da Itália, durante a partida final.

Ouviram Alonzanfan é o vencedor do V Festival A Imagem em Cinco Minutos, em 1998. Caó mostra como os torcedores fanáticos e eufóricos invadiram Paris, para assistir a partida final da Copa do Mundo de Futebol, entre as seleções da França e do Brasil.