A atração de investimentos e o fortalecimento da imagem da Bahia no exterior são preocupações em comum para autoridades governamentais do turismo nas esferas estadual, municipal e federal. Isso pôde ser constatado durante entrevista coletiva realizada hoje (17), no Centro de Imprensa do Carnaval, instalado no Hotel  da Bahia, com a participação do secretário de Turismo, Domingos Leonelli, e os  presidentes da Embratur, Jeanine Pires, da Bahiatursa, Emília Silva, e da Emtursa, Fernando Ferrero.

Ao abrir a coletiva, Leonelli falou sobre o turismo na Bahia, afirmando que o maior desafio de sua pasta é aperfeiçoar as estratégias para áreas que já estão em funcionamento. “Muito mais difícil que iniciar o processo é melhorá-lo. Vamos partir do bem feito para o melhor ainda”, disse. Perguntado sobre os dados do turismo, o secretário explicou que ao assumir encontrou estatísticas defasadas e até falhas, baseadas em anos anteriores. Citou, por exemplo, a quantidade de turistas no Carnaval de Salvador. “Quando cheguei, encontrei números absurdos. Antes, era divulgada a chegada de mais de 800 mil pessoas, mas temos apenas 59 mil vagas para estadia. Ainda que 50 mil casas sirvam de recepção, não é possível acomodar tanta gente”, sintetizou.

Para dispor de dados novos e mais consistentes, Leonelli disse que a Secretaria de Turismo (Setur) encomendou uma pesquisa na qual 27 pessoas estão coletando informações nos 381 estabelecimentos classificados como hotéis, pousadas e albergues, para diagnosticar o real número de turistas hospedados na cidade no período carnavalesco. Segundo o secretário, o resultado desse trabalho deve ser divulgado após o Carnaval.

Já a presidente da Embratur, Jeanine Pires,  fez questão de falar do interesse do governo federal em promover a diversidade cultural e natural da Bahia e de sua capital. “Salvador está entre as 100 cidades do mundo que mais recebem atrações internacionais. Daí a importância de melhorar sua infra-estrutura para o recebimento de turistas, em especial o acesso aéreo”, disse. Ela falou sobre o esforço do governo em ampliar as conexões áreas internacionais para a capital baiana, principalmente os vôos vindos da Europa, Estados Unidos e América Latina.

A presidente da Bahiatursa, por sua vez, ressaltou o trabalho da empresa voltado para a imprensa nacional e internacional, visando a divulgação da Bahia no exterior. Para tanto, foi montado um esquema especial para orientar os profissionais que cobrem a mais popular e maior festa de rua do Brasil, considerada uma das maiores do mundo. Os jornalistas cadastrados pela Secretaria de Comunicação (Secom) do município para cobrir o Carnaval, receberam, já no credenciamento, material informativo sobre o turismo no estado e sugestões de pautas. Além disso,  foram convidados a visitar o camarote da Bahiatursa.

Segundo Emília Silva, os jornalistas de fora também são turistas e têm dúvidas como quaisquer outros. Cerca de 2.400 jornalistas foram credenciados para a cobertura do Carnaval.. Para atendê-los a Bahiatursa, em parceria com a Emtursa, montou postos de informação turística com atendentes trilingües que indicam hotéis, restaurantes, roteiros, entre outras dicas. Estima-se que em torno de US$ 96 milhões esquentem a economia baiana durante o período carnavalesco.