No camarote, no bloco ou até mesmo de forma independente, na conhecida “pipoca”, o governador Jaques Wagner está aproveitando o Carnaval para se divertir e divulgar a Bahia. As entrevistas e contatos diretos feitos por Wagner no encontro com autoridades, artistas e empresários em meio à folia se somam às ações de promoção do estado realizadas pela Bahiatursa e órgãos de captação de investimentos.

Após recepcionar autoridades e potenciais investidores no camarote oficial do Estado no Campo Grande, o governador segue hoje (18) à noite para o Rio de Janeiro. Além de assistir ao desfile de escolas de samba, na Sapucaí, ele vai aproveitar a oportunidade para discutir novos investimentos para a Bahia junto a altos  executivos da Coca-Cola, que vieram conhecer o Carnaval brasileiro.

 “Como o povo baiano sabe fazer bem, o Governo do Estado também brinca trabalhando e trabalha brincando”, disse Wagner. Ele está inspecionando, pessoalmente as ações do Estado na folia, sobretudo na área de segurança. Na última sexta-feira, por exemplo, ele foi conferir o Carnaval de fanfarras do Centro Histórico, organizado pelo governo estadual, e aproveitou para visitar o comando  da Polícia Militar situado na Praça da Sé.

Ontem (17), Wagner iniciou a maratona na folia no camarote da PM, instalado em frente ao Quartel dos Aflitos, com o objetivo de proporcionar lazer no dia de folga dos policiais que trabalham no Carnaval e seus familiares. “É uma forma de aliviar a tensão do trabalho por parte dos PMs”, ressaltou o comandante da corporação, coronel Jorge Santana. Só em Salvador, cerca de 15 mil policiais estão trabalhando no circuito.

“Até agora, a festa tem sido bastante tranqüila, proporcionalmente à quantidade de pessoas”, informou Santana. Ele destacou os resultados positivos do uso, pela primeira vez, de telefones celulares nas operações de comunicação entre as 1.641 patrulhas (equipes de cinco policiais que vistoriam os circuitos).

À vontade

Dizendo-se apaixonado pela diversidade cultural do Carnaval baiano, Wagner e a primeira-dama, Fátima Mendonça, também participaram, ontem à noite, junto a portadores de deficiência física, do bloco Me Deixa à Vontade,  iniciativa da Associação Baiana dos Deficientes Físicos, que desfilou este ano com 1.800 pessoas.

“É a primeira vez que um governador sai com a gente, marcando em alto estilo a comemoração de aniversário do bloco, que está completando 15 anos”, disse a presidente da associação, Luíza Câmera. Mesmo em uma cadeira de rodas, ela era uma das mais animadas na avenida. Wagner e Fátima também se empolgaram e dançaram junto os foliões do bloco, vestidos com o abadá.

Depois, Wagner uniu-se ao prefeito de Salvador, João Henrique Carneiro, para participar do tradicional ritual da saída do bloco afro Ilê Aiyê, no bairro do Curuzu. O bloco afro mais antigo da Bahia, considerado “o mais belo dos belos”, completa este ano 33 anos. “É uma nova emoção este momento”, afirmou o presidente do Ilê, Antônio Carlos “Vovô”. 

A ministra da Igualdade Racial, Matilde Ribeiro, o secretário de Promoção da Igualdade, Luiz Alberto, e personalidades, como a atriz Regina Casé, também participaram da cerimônia festivo-religiosa que antecede a saída do bloco. “Não perco este momento por nada. É a melhor maneira de ter boa energia para começar bem o ano”, afirmou a atriz.

Na pipoca

Do Curuzu, Wagner seguiu para a Barra, onde conferiu a animação do  Circuito Dodô nos camarotes da Petrobras e da cantora Daniela Mercury. O ministro do Turismo, Walfrido Mares Guia, outro folião animado, uniu-se ao governador nos contatos para promoção do setor, conversando com os convidados especiais e marcando compromissos de negócios para depois do Carnaval.

Em meio ao “trabalho”, Wagner fazia passos de dança com Fátima, também animando os foliões. Quando Daniela Mercury surgiu no trio independente, eles não resistiram e foram para a avenida seguir o trio. “Me informaram que o governador está na pipoca atrás do trio! Isso é que é um governo moderno”, disse, surpresa, Daniela Mercury, ao saber do fato pela produção.