Em reunião realizada hoje (8), na Governadoria, com parlamentares da base de sustentação do governo na Assembléia Legislativa, o governador Jaques Wagner defendeu que o candidato do grupo à presidência da casa seja definido no âmbito do próprio Poder Legislativo. “Acabou na Bahia o tempo em que o Executivo impunha arbitrariamente suas decisões aos demais poderes”, disse o governador aos deputados, pedindo apenas que todos os que apóiam seu governo procurem manter-se unidos em torno de um nome.

“A Bahia começa a viver outros tempos, de democracia e de respeito à autonomia dos poderes”, disse Jaques Wagner, sugerindo que os deputados intensifiquem as conversas e definam até amanhã (quarta-feira) o nome da preferência do grupo para presidir o Legislativo estadual nos próximos dois anos. Se até lá este nome não estiver definido, a bancada decide em nova reunião quem será o candidato da base do governo ao cargo. Para o governador, é preciso que cada um coloque os interesses maiores da Bahia acima de eventuais interesses partidários.

Além do governador e do secretário de Relações Institucionais, Rui Costa, participaram da reunião os deputados Waldenor Pereira, J. Carlos, Zé Neto, Paulo Rangel, Zilton Rocha, Zé das Virgens, Neuza Cadore, Bira Coroa, Fátima Nunes e Yulo Oiticica, do PT; Luciano Simões, Leur Lomanto, Marizete Pereira, Ferreira Ottomar, Joélcio Martins e Virgínia Hage, do PMDB; Edson Pimenta e Javier Alfaya, do PCdoB.

Os deputados Ivo de Assis, do PL, Eliedson Ferreira, Paulo Câmera e Emério Resedá, do PFL, Getúlio Ubiratan, do PMN, Álvaro Gomes e Maria Luiza Carneiro, do PDT, não puderam participar da reunião, mas após justificar a ausência se comprometeram a apoiar a decisão majoritária do grupo.

Deputados da base de sustentação do governo:

PT – Waldenor Pereira, J. Carlos, Zé Neto, Paulo Rangel, Zilton Rocha, Zé das Virgens, Neusa Cadore, Bira Coroa, Fátima Nunes e Yulo Oiticica

PMDB – Luciano Simões, Leur Lomanto, Marizete Pereira, Ferreira Ottomar, Joélcio Martins e Virgínia Hage

PCdoB – Edson Pimenta, Javier Alfaya e Álvaro Gomes

PDT – Maria Luiza Carneiro, Roberto Carlos e Euclides Nunes

PMN – Getúlio Ubiratan

PSDB – Marcelo Nilo, Arthur Maia e Sérgio Passos

PSB – Capitão Tadeu

PSC – Ângela Sousa e Carlos Ubaldino

PRP – Adolfo Menezes

PRTB – Fernando Torres e Jurandi Oliveira

PL – Ivo de Assis

PFL – Eliedson Ferreira, Emério Resedá e Paulo Câmera

PSL – Nelson Leal