O governador Jaques Wagner recebeu hoje (7), em seu gabinete, representantes do Banco Mundial (Bird), para discutir o andamento do programa Produzir no estado da Bahia. Os membros do organismo internacional estão em Salvador desde a última segunda-feira numa missão de acompanhamento da iniciativa, cuja terceira etapa está em curso desde o ano passado. O Produzir existe há dez anos com o objetivo de combater a pobreza através de uma série de ações e beneficia entre 80 mil a 100 mil famílias de zonas rurais de municípios baianos.

Para a execução da terceira etapa do programa, o investimento será de R$ 75 milhões, dos quais R$ 54 milhões são provenientes do Bird – o restante é financiado pelo Estado e associações. Durante o encontro, o governador Jaques Wagner destacou que a Bahia vive um novo momento, no qual o trabalho desenvolvido pelo Produzir deixa de ser uma questão lateral e se torna um ponto central das ações do governo. “São ações que elevam a renda e a qualidade de vida das pessoas, sobretudo nos municípios mais carentes”, disse.

Entre os representantes do Bird, estava Jorge Muñoz, especialista agrário e fundiário do Departamento da América Latina e Caribe. A missão de acompanhamento prossegue até sexta.