As atividades de exploração de petróleo e gás natural na Bacia de Camamu foram o principal assunto discutido hoje (27) no encontro entre o governador Jaques Wagner e representantes da empresa El Paso, multinacional norte-americana que atua na região desde 1999. Na ocasião, Michael Hoffman e André Freitas, respectivamente presidente e vice da El Paso no Brasil, relataram ao governador os projetos mais recentes – a perfuração de dois novos poços no local e o início do desenvolvimento do Campo de Pinaúna, também situado na bacia e ainda em fase de detalhamento de engenharia e licenciamento ambiental.

Ao longo de sua atuação, a El Paso já investiu R$ 216 milhões na Bacia de Camamu, onde já conta com sete poços perfurados. A multinacional, que também realiza projetos sociais junto às comunidades da região, participa de cinco blocos exploratórios e mais dois em desenvolvimento na bacia, sendo a empresa com maior participação em Camamu, depois da Petrobras. No Brasil, além da Bahia, a El Paso realiza atividades relacionadas à exploração de petróleo nos estados do Rio Grande do Norte e do Espírito Santo.

Jaques Wagner ouviu o relato dos empresários e ressaltou a importância da exploração de petróleo e gás natural para a economia baiana, salientando o interesse do Estado em ter empresas investindo no setor. O presidente da El Paso, por sua vez, declarou que a Bacia de Camamu é uma área bastante interessante para a  multinacional. “As expectativas para a área são sempre boas”, afirmou Hoffman.