Indicado por várias lideranças indígenas do Estado, o pataxó Jerry Matalawe será empossado diretamente pelo Governador Jaques Wagner, dia 21, no município de Pau-Brasil (na aldeia Pataxó HãHãHãe), como Coordenador de Políticas Indígenas. A escolha do local da posse do coordenador não se deu ao acaso. Região de intensos conflitos históricos ligados à causa indígena, o município de Pau-Brasil está revestido por um forte simbolismo da luta desses povos pela sobrevivência.

Membro ativo da causa indígena, Jerry Matalawe chega à SJCDH com vários planos de atuação e projetos de resgate de tradições indígenas no estado, desenvolvidos durante sua militância. A coordenadoria, criada na Superintendência de Direitos Humanos, atuará em conjunto com outros órgãos na área de proteção e monitoramento dos direitos humanos indígenas.

Natural da Aldeia Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, o pataxó Jerry Matalawe, 31, participou, em 2001, da Comissão Nacional de Professores Indígenas (vinculada ao MEC) e em 2006 assumiu a Secretaria Municipal de Assuntos Indígenas, em Cabrália, a primeira do país.