Governadores de seis estados do Nordeste participaram hoje (9), na Governadoria, de uma reunião com o ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro. O encontro foi para discutir as ações do Foro Consultivo de Municípios, Estados Federados, Províncias e Departamentos do Mercosul, instalado no mês passado. O foro tem como objetivo integrar ao Mercosul, estados e municípios não limítrofes, como é o caso da Bahia.

“Nós tivemos uma pauta de trabalho para integrar estados e importantes regiões do país em conexões com a Bolívia e Argentina no sentido de dar solidez ao Mercosul, através de relações econômicas culturais e políticas”, afirmou o ministro.

Participaram do encontro os governadores do Piauí, Sergipe, Pará, Amazonas e Acre, além da Bahia que foi representada pelo chefe de gabinete do governador, Fernando Schmit. Durante a reunião, foram apresentadas propostas de encontros e seminários que servirão para integrar estados brasileiros com os argentinos.

O Encontro de Governadores Brasil-Argentina, que irá convocar chefes de estado da região Nordeste do Brasil e Noroeste da Argentina, O Seminário Brasil – Patagônia, discutirá os problemas comuns das duas regiões e o seminário Frente Norte do Mercosul, foram algumas das reuniões sugeridas.

O governador Jaques Wagner é um dos nove executivos estaduais escalados para integrar o Foro Consultivo de prefeitos e governadores do Mercosul. A intenção é que o novo Foro dinamize e renove a agenda política do bloco e que seja capaz de aprofundar e pactuar os atores institucionais – governos nacionais, estaduais, regionais, locais e sociedade civil –, fortalecendo a Agenda do Mercosul.

A instalação do foro permite que prefeitos e governadores do Mercosul se reúnam para discutir assuntos referentes ao bloco, abrindo a participação direta dos governos estaduais e municipais na estrutura institucional da organização.  A criação do Foro foi decidida na Cúpula de Ouro Preto, em dezembro de 2004, e sua instalação foi realizada em evento paralelo à Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul, realizada no Rio.

O Foro é composto por dois comitês: dos municípios e dos estados. Cada comitê tem dezoito representantes de cada país membro. A representação brasileira será constituída por presidentes de associações nacionais de municípios, prefeitos, no total de nove autoridades constituídas, e por nove governadores.