O Governo do Estado, através da Bahiatursa, e a Prefeitura de Salvador vão liberar R$ 450 mil, cada, para a realização do “Arraia da Capitá”. O contrato de patrocínio foi assinado hoje (6), no jornal A Tarde, promotor do evento. A festa junina acontece sexta-feira (8) e sábado (9), a partir das 19h, no Parque de Exposições de Salvador.

Segundo a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, a festa coincide com a intenção da Secretaria do Turismo (Setur) de transformar os festejos juninos num produto turístico a ser vendido no mercado internacional. Quatro jornalistas portugueses estarão na Bahia, neste período, com o objetivo de promover o São João na Europa. O prefeito João Henrique disse que também tem intenção de transformar o “Arraiá” num grande evento do calendário turístico.

A Bahiatursa está começando a resgatar o São João tradicional do interior, através da promoção da identidade cultural de pelo menos 240 municípios que comemoram as festas. A Bahia é estado que mais faz festas neste período, tanto para São João, nos dias 23 e 24, como para São Pedro, no dia 29 de junho. Para consolidar este novo circuito, estão sendo feitas parcerias com prefeituras, trade turístico e divulgação dos festejos nas agências de viagens, hotéis, restaurantes e espaços de lazer.

Os municípios foram convidados a integrar o “Arraiá da Capitá”, trazendo uma mostra da sua festa, com a expressão da sua identidade cultural. Estão participando 26 municípios baianos, cada qual com sua barraca oferecendo comidas e bebidas típicas.

A programação reúne atrações de peso da música nordestina. Na sexta-feira, participam: Calypso, Saia Rodada, Magníficos, Garotões do Forró e Gereba. No sábado: Calcinha Preta, Cavaleiros do forró, Flávio José e Zelito Miranda. Também participam repentistas, sanfoneiros e trios de forró que irão comandar um grande concurso de quadrilhas.