Com a intenção de facilitar ainda mais as compras para os consumidores e contribuir para o incremento dos negócios dos lojistas baianos, o Governo do Estado, através da Secretaria da Fazenda (Sefaz), parcelou em três vezes o pagamento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) relativo às operações fiscais do mês de março dos varejistas que estão participando da Liquida Salvador 2007.

A campanha foi iniciada no último dia 28 e prossegue até o dia 11 de março, envolvendo cerca de seis mil pontos comerciais, da capital baiana e também dos municípios de  Lauro de Freitas, Simões Filho e Camaçari, que prometem descontos de até 50%.

A expectativa da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) é que a ação atraia mais de 3 milhões de consumidores e proporcione um incremento de até 22% nas vendas, em relação ao mesmo período do ano passado, resultando em um movimento de negócios da ordem de R$ 150 milhões.

As parcelas mensais, iguais e consecutivas, têm as seguintes datas de vencimento: 10 de abril, 21 de maio e 20 de junho. O presidente da CDL, Wanderley Rey, ressalta que “o parcelamento do ICMS é uma grande iniciativa, porque capitaliza o lojista para comprar produtos, permitindo a oferta de preços mais reduzidos para o consumidor e o alargamento dos prazos de pagamento”. 

Para o secretário da Fazenda, Carlos Martins, o Governo deve estar sempre atento e preocupado com as necessidades dos contribuintes, especialmente em um período do ano em que as vendas do comércio são fracas. “A Liquida Salvador será benéfica para os comerciantes, que venderão mais, para os consumidores, que poderão comprar mercadorias mais baratas, e também para o Estado, já que o crescimento das vendas implicará no incremento da arrecadação”, destaca.

Não são apenas lojistas que estão inseridos na Liquida Salvador. A campanha engloba também empresas de táxis, barracas de praia e até baianas de acarajé. Nesta nona edição, houve um crescimento de aproximadamente 15% no número de empresas participantes (incluindo as dos principais shoppings da capital baiana) em relação ao ano anterior, que estão identificadas com faixas e bandeirolas. A divulgação inclui também placas de outdoor, busdoor, anúncios em rádio, TV e jornais.

Outro atrativo da Liquida Salvador para os consumidores e também para os comerciários será o sorteio de prêmios. Quem comprar nas lojas participantes da campanha vai estar concorrendo a seis carros novos, sendo um Vectra (GM) e cinco Celtas (GM), além de cinco motos e cinco caminhões de mercadorias. Já os vendedores dos 16 clientes premiados ganharão cheques no valor de R$2 mil. Cada R$25 em compras dá direito a um cupom para participar do sorteio.