O Governo da Bahia vai investir US$ 9,8 milhões, nos próximos cinco anos, em um novo sistema informatizado para o gerenciamento e prestação de serviços ao cidadão. Com base em dados estatísticos de controle de gestão, redesenho de processos e auditoria de desempenho, o novo sistema vai assegurar que a população tenha um padrão de qualidade uniforme nos 25 postos do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), na capital e interior, e nas duas rotas móveis.

O novo sistema, denominado de SAC-Fácil, integra as ações do Projeto de Modernização da Gestão Pública da Bahia – Pnage Bahia, que vai implicar na modernização administrativa do Estado, com investimentos do governo federal, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida do Estado.

Segundo o secretário da Administração, Manoel Vitório, a nova sistemática de gestão do atendimento será estendida aos demais órgãos estaduais que atendem à população. “As diretrizes do Pnage Bahia envolvem a modernização da gestão pública estadual como um todo, mas com ênfase no aprimoramento da prestação do serviço público ao cidadão, daí iniciarmos os trabalhos pelo SAC, onde estão concentrados os principais serviços à população”, explicou.

Para aperfeiçoar o gerenciamento, a Secretaria da Administração irá rever fluxos e prazos adotados hoje pelas unidades prestadoras de serviço do Estado e fixar parâmetros a serem certificados por auditoria, investindo ainda em tecnologia para interligar todos os postos e ampliar a prestação de serviços via internet.

“O SAC-Fácil vai utilizar tecnologia web para dar suporte ao gerenciamento do processo de atendimento ao público, acompanhando resultados e apoiando a tomada de decisões através de indicadores”, explica o superintendente do SAC, Fálvio Amorim. Para ele, o sistema vai imprimir um novo ritmo ao atendimento, ampliando o acesso aos serviços através de ferramentas tecnológicas.

Segundo a coordenadora do Pnage Bahia, Luciane Bastos, os recursos do programa serão utilizados em seis frentes de trabalho, focando ações em planejamento e gestão de políticas públicas, recursos humanos, estrutura organizacional e processos administrativos, transparência administrativa e comunicação, tecnologia da informação e promoção de mudanças institucionais.

“O objetivo com o Pnage é que as secretarias da Administração e do Planejamento reforcem o seu caráter sistêmico, disseminando as ações definidas para todos os órgãos da administração estadual”, explica a coordenadora, lembrando que conferir consistência técnica aos mecanismos de disseminação de ferramentas de gestão em todo o setor público é outra meta do programa.