Depois de ter assegurado R$ 4 milhões para a prefeitura de Salvador aplicar em infra-estrutura e contratação de 12 trios independentes, o governo estadual anunciou hoje (1º) o investimento direto de cerca de R$ 20 milhões no Carnaval da Bahia, completando um total de, aproximadamente, R$ 24 milhões destinados à folia de Salvador e de mais 11 municípios do interior. A maior parte dos recursos estaduais (R$ 14,5 milhões) será empregada em segurança pública. O governador Jaques Wagner apresentou os números a serem investidos pelo Estado em entrevista coletiva, na Governadoria.

“Trata-se da nossa maior despesa, mas é um gasto que fazemos com o maior gosto, porque é uma operação especial de referência em que se tem índices reduzidos de violência, proporcionalmente à quantidade de pessoas que participam do evento”, disse Wagner, parabenizando o esquema de trabalho já montado pelas polícias Civil e Militar para a festa. Serão 20 mil policiais envolvidos, dos quais 15 mil só da PM. “A maior operação que se faz fora de um período de guerra”, ressaltou o governador.

Além dos investimentos em segurança, que incluem pagamento de hora extra aos policias, alimentação e combustível para as viaturas, entre outros custos, o Estado também ainda vai aplicar recursos na área de saúde. Serão gastos R$ 600 mil, como distribuição de preservativos e compra de medicamentos, dentre outros. As campanhas voltadas para ordenamento e educação de trânsito, desenvolvidas pelo Detran, contarão com R$ 65 mil.

Outros R$ 5,27 milhões serão aplicados no apoio a entidades carnavalescas, a exemplo dos blocos afro, e na organização do Carnaval do Pelourinho. Com os recursos, o Estado ainda vai contratar diretamente quatro trios independentes, reforçando as atrações que já serão financiadas pela Prefeitura com R$ 1 milhão, dos R$ 4 milhões que serão repassados ao Município.

“Quando se trata de dinheiro, é normal que todos sempre queiram um pouco mais, mas o que mudou este ano na relação com as entidades foram os critérios transparentes no repasse dos recursos”, ressaltou o governador. Ele informou que recebeu até elogios dos representantes das entidades pela forma como o Estado tratou o assunto este ano.  O apoio direto às entidades é 20% maior do que no ano passado.

“Planejando 2008”

Wagner reafirmou que, dentro da capacidade do orçamento estadual, vai dar todo apoio possível à prefeitura de Salvador, “não apenas no Carnaval”, como ressaltou. Só em relação à festa, os recursos assegurados este ano foram 33% maiores que no ano passado. “O prefeito João Henrique pode contar sempre com nossa parceria, sobretudo, em ações de saúde, educação e infra-estrutura”, disse.

No que se refere ao Carnaval do ano que vem, o governador pretende estabelecer uma parceria planejada com a Prefeitura. “Até mesmo por conta de termos agora uma Secretaria da Cultura, a idéia é constituir um grupo de trabalho para pensar melhor e mais profissionalmente o Carnaval  de 2008”, adiantou.

Segundo Wagner, o grupo especial já deve começar a trabalhar a partir de março. “Não adianta perguntar o que vai mudar no ano que vem, porque é justamente para isso que vamos constituir essa equipe especial de trabalho”, declarou.

Da parte estadual, ele antecipou a participação nos trabalhos de representantes das secretarias da Cultura, Turismo, Segurança Pública e Saúde, entre outros órgãos estaduais. “Com um planejamento antecipado, as verbas podem crescer e a organização melhorar”, disse. “É claro que essa é uma obrigação da prefeitura, mas o Estado tem interesse em participar para ajudar a nossa capital a brilhar cada vez mais”.