Os Governos da Bahia e da Galícia assinaram, hoje (18), um protocolo de intenções para cooperação técnica na área da Saúde. O convênio será para formação de profissionais de saúde e intercâmbio científico e tecnológico e faz parte da agenda produtiva que o governador Jaques Wagner cumpre na viagem iniciada quinta-feira (14), em companhia dos secretários da Saúde, Jorge Solla, e da Indústria, Comércio e Mineração, Rafael Amoedo.

Na viagem, estão sendo discutidas pautas de cooperação entre Bahia e Espanha nas áreas de pesca, agricultura, indústria naval, saúde e turismo. O secretário da Saúde esteve, hoje, no hospital universitário da cidade de Santiago, capital da comunidade autônoma da Galícia, onde assinou, em audiência com a conselheira de Sanidade (a Secretaria da Saúde local), Maria José Rubio Vidal, o protocolo.

“A partir de hoje, estamos negociando as diretrizes que permitirão, a profissionais baianos, desenvolver programas de estágio principalmente nas áreas de cirurgia cardíaca, cardiologia intervencionista, transplante de órgãos, medicina nuclear e medicina intensiva”, disse Solla. Os profissionais baianos terão, bancados pelo governo espanhol, toda a infra-estrutura logística (hospedagem, alimentação, transporte) para desenvolvimento de suas atividades naquele país.

A cooperação, segundo o secretário, se dará com dois complexos hospitalares universitários: o hospital universitário de Santiago e o hospital Juan Canalejo, sede de vários centros sanitários e referência em saúde pública na província de La Coruña. Pelo acordo, a Bahia receberá profissionais para estágio na área de doenças infecciosas e parasitárias, a ser cumprido no hospital de referência para estas doenças, o Couto Maia.

O secretário visitou os setores de cardiologia intensivista e medicina nuclear, inteirando-se dos procedimentos realizados nas duas unidades. Ele percorreu as instalações em companhia do diretor do hospital, Jesús Caramés. Quando diretor de outro complexo universitário, o Juan Canalejo, Caramés desenvolveu ações de cooperação técnica com a Bahia, através do Hospital Espanhol.

Solla convidou a conselheira de Sanidade para participar, no Brasil, do Encontro Nacional do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que acontece em novembro. O convite se deve à semelhança do serviço nos dois países e também na França, para onde o secretário segue quarta-feira (19), em cumprimento de programação agendada com o Ministério da Saúde daquele país. Em Paris, ele discute projetos na área de telemedicina.