O planejamento estratégico da Bahia tem atraído o olhar de investidores internacionais, interessados em realizar parcerias. Representantes do grupo espanhol Abertis conheceram ontem (18) aspectos do programa de desenvolvimento da Bahia que requerem investimentos em logística e revelaram disposição em firmar parcerias com o governo baiano.

O grupo, que também mantém sede em Buenos Aires voltada aos negócios na América Latina, é líder espanhol na gestão de infra-estruturas ao serviço da mobilidade e das comunicações e um dos três maiores operadores europeus de auto-estradas.

Infra-estrutura de telecomunicações, aeroportos, estacionamentos, auto-estradas e serviços à logística são as cinco áreas de atuação do grupo espanhol Abertis. As operações estão presentes em 15 países, a exemplo do Chile, Argentina, Estados Unidos, Itália, Portugal, Marrocos e Suécia.

Durante a apresentação do portfólio da Abertis ao secretário do Planejamento, Ronald Lobato, o responsável pela área de novos negócios na América do Sul, Roger Boto, anunciou os planos da empresa, com experiência na gestão direta de mais de 3,3 mil quilômetros de estradas. “Nosso grupo tem a pretensão de ser o maior operador de auto-estradas do mundo”, garantiu Roger, acompanhado do diretor-geral da Abertis Auto-Estrada na América do Sul, Maneu Cruces.

Desenvolvimento

Dentro da visão de futuro do governo Jaques Wagner, que vislumbra a Bahia como um portal do continente e articulador comercial do Brasil com a economia global, o secretário Ronald Lobato apresentou algumas oportunidades de negócios na Bahia, ao mostrar os principais eixos de desenvolvimento e a integração com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “A Bahia, que é maior que a França e maior que a Espanha, tem grande potencialidade, tanto nas regiões sul e oeste, quanto no semi-árido, que representa 70% do nosso território”, afirma Ronald Lobato.

Via de transporte mais econômica e ambientalmente viável, as intervenções no sistema ferroviário foram apresentadas aos investidores como prioridade de governo. As intervenções na área são ambiciosas e incluem a implantação de uma ferrovia ligando o Leste da Bahia ao Oeste do Brasil até a fronteira com o Peru. “Estamos avaliando alternativas de traçado, mas temos certeza que a ferrovia vai ser de extrema importância na dinamização da economia baiana”, comenta o secretário, destacando que o investimento vai permitir o escoamento da produção de ferro, com ocorrência importante nos municípios de Boquira, Macaúbas, Botuporã, Tanque Novo e Ibipitanga.

Também fazem parte dos investimentos a construção dos acessos ferroviários a Salvador e Camaçari/Aratu, além da revitalização da ferrovia Aratu/Juazeiro e a recuperação da ponte ferroviária Cachoeira/São Félix, considerada um dos gargalos da região e cujas obras já estão sendo executadas.

Ainda conforme destacou Ronald Lobato, outros projetos de infra-estrutura incluem a duplicação do porto conteineiro de Salvador, as parcerias público-privadas (PPPs) das BRs 324 e 116, o porto entre Ilhéus e Camamu, a ampliação do contorno rodoviário de Feira de Santana, os portos de granéis líquidos e sólidos em Aratu e a plataforma intermodal no porto de Juazeiro, que inclui a revitalização da hidrovia do São Francisco.

A reunião com os investidores espanhóis realizada ontem (18) na Secretaria do Planejamento (Seplan) também contou com a presença do chefe de gabinete, Romeu Temporal, do assessor especial Antônio Alberto Valença, da superintendente de Cooperação Técnica e Financeira para o Desenvolvimento (SPF), Patrícia Teixeira, e do diretor de Cooperação Técnica da SPF, Sérgio Berbert.